Mainardes apresenta revogação de reajuste | aRede
PUBLICIDADE

Mainardes apresenta revogação de reajuste

Presidente da Casa de Leis apresentou projeto que pede revogação do polêmico reajuste. Tema gerou polêmica no plenário do Legislativo Municipal

Mainardes apresentou pedido de revogação do reajuste para vereadores
Mainardes apresentou pedido de revogação do reajuste para vereadores -

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Como havia prometido na quinta-feira (24) passada, o vereador Sebastião Mainardes (DEM), presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG), apresentou o pedido de revogação da lei que trata do reajuste dos agentes políticos. A medida foi aprovada na sessão de quarta-feira (23), em duas discussões, e tratava de uma reposição inflacionária de 3,86% no salário dos agentes políticos e um reajuste de 5% para servidores de carreira e comissionados.

A aprovação, realizada em tempo recorde, causou polêmica na cidade e, já no dia seguinte, Mainardes convocou uma coletiva de imprensa para esclarecer a situação. Durante a coletiva, Mainardes garantiu que apresentaria um pedido de revogação do reajuste no que dizia respeito aos agentes políticos, sem interferir no aumento concedido aos servidores do Legislativo Municipal.

Nesta segunda-feira (28), o presidente da Casa de Leis cumpriu a promessa e apresentou o pedido de revogação, mas antes fez um discurso incisivo sobre o tema. “Aqui não tem mais ninguém inocente, todos os senhores [vereadores] sabem como funciona o subsídio dos agentes políticos. Essa é uma responsabilidade da Mesa Executiva e eu tinha o dever legal de apresentar o projeto”, contou Sebastião.

O democrata lembrou ainda que caso não apresentasse o PL, poderia ser questionado na Justiça por algum vereador. Mainardes lembrou ainda que no Legislativo de Ponta Grossa os vereadores abrem mão de uma série de benefícios, como o pagamento de 13º salário e abono de férias, ambos referendados por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). “Nós economizamos por ano cerca de R$ 5 a R$ 6 milhões e devolvemos esse recurso ao Poder Executivo”, contou o parlamentar.

Além de Mainardes, os vereadores Rogério Quadros (PMDB) e Ricardo Zampieri (PSL) usaram a tribuna para falar do assunto. Quadros lamentou a velocidade e a falta de cuidado no trâmite do projeto, já Zampieri também lamentou os moldes como a votação foi realizada. Aprovada pela Câmara, a medida aguarda agora a avaliação da prefeita interina, Professora Elizabeth Schmidt (PSB).

Felipe Passos questiona possibilidade de debate

Durante a fala feita no plenário, Sebastião Mainardes (DEM) disse que qualquer vereador poderia ter “questionado” a votação do reajuste. O presidente foi interrompido por Felipe Passos (PSDB), único a ter votado contra o projeto de reajuste de servidores e agentes políticos. “Eu preciso esclarecer que fui o último a receber o projeto e quase não tive tempo de conversar com meus pares [vereadores] ou com minha assessoria sobre isso”, apontou o tucano.

“Somos humanos”, diz Kalinoski

Durante o chamado pequeno expediente, Eduardo Kalinoski (PSDB) também comentou o tema. “Eu errei, somos humanos, assim como as várias pessoas que nos criticaram nas redes sociais. Estou em paz com meu espírito e consciência, acredito que nos equivocamos, mas dá tempo de corrigir a situação”, disse Eduardo. O parlamentar Geraldo Stocco (REDE) também fez um discurso semelhante: “Eu falhei, admito”. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE