Em dois anos, eleitorado de PG cresce 6,5% e chega a 237 mil | aRede
PUBLICIDADE

Em dois anos, eleitorado de PG cresce 6,5% e chega a 237 mil

Dados da Justiça Eleitoral mostram crescimento no número de cidadãos aptos a votarem

Fórum de PG teve filas no prazo final de 2018
Fórum de PG teve filas no prazo final de 2018 -

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ponta Grossa segue sendo um dos maiores colégios eleitorais do Paraná. Os dados divulgados no começo de junho pela Tribunal Regional (TRE) mostram que o município tem 237.236 eleitores aptos a votarem em outubro – o número de cidadãos aptos a irem às urnas era de 222.716 mil no pleito de 2016 quando foram escolhidos novos vereadores, prefeito e vice. O avanço representa um crescimento de 6,5% no eleitorado do município que atualmente tem o quarto maior colégio eleitoral do Estado, atrás apenas de Curitiba, Londrina e Maringá.

Os dados da Justiça mostram ainda que 4.115 mil pessoas estão com o direito político suspenso, normalmente em detrimento da restrição da liberdade (prisão) ou de outras decisões jurídicas que cassam o direito ao voto e também o direito do cidadão em se candidatar.

Ainda de acordo com a Justiça, outros 34.778 títulos eleitorais foram cancelados na cidade – o número diz respeito a eleitores que faleceram, que não compareceram ao recadastramento biométrico ou que não votaram e não justificaram durante os últimos três turnos eleitorais.

Com o crescimento de 6,5% no número de eleitores, PG segue atrás de Curitiba que tem o maior volume eleitoral do Estado, com 1.339.225 cidadãos devidamente registrados junto à Justiça Eleitoral. Já a cidade de Londrina tem 372.182 eleitores, enquanto Maringá tem 276.225 eleitores aptos a votarem em 2018 – ambos os municípios foram na região norte do Estado.

Em Ponta Grossa, todo o eleitorado passou pelo processo de biometria entre 2015 e 2016. Em maio deste ano, a Justiça Eleitoral fez uma ‘força tarefa’ para atender as demandas até o dia 9 de maio – a data marcava o último dia para ‘fechamento’ do cadastro eleitoral. Com as mudanças na organização da Justiça Eleitoral, a estrutura sediada em PG também é responsável por atender o eleitorado de Carambeí.

O mesmo acontecerá com o julgamento de ações e prestações de contas durante o pleito, já que a reorganização da Justiça Eleitoral fez com que o município perdesse duas varas e ainda passasse a concentrar atividades antes sediadas em Carambeí.

Eleições acontecem em três meses

A escolha de novos representantes para os cargos de presidente(a), governador, senador(a), deputado(a) estadual e federal acontecem no dia 7 de outubro – o segundo turno está marcado para o dia 28 do mesmo mês. Dessa forma, as discussões e debates sobre coligações, apoios e candidaturas estão adiantadas no Paraná – o Estado deverá ter um presidenciável na corrida eleitoral, além de representantes nas disputas pelos demais cargos. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE