Legislativo aprova mudanças no transporte público | aRede
PUBLICIDADE

Legislativo aprova mudanças no transporte público

Projeto do vereador Geraldo Stocco (REDE) prevê instalação gradativas de racks bicicletas nos ônibus do transporte coletivo

Imagem ilustrativa da imagem Legislativo aprova mudanças no transporte público
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou nesta segunda-feira (02), em primeira discussão, o projeto de lei (PL) 095/2017 de autoria do vereador Geraldo Stocco (REDE). A medida altera a lei municipal 7.018 que trata do transporte coletivo e garante uma modernização no sistema com a instalação gradativa de racks para bicicletas nos ônibus do transporte coletivo.

A proposta será novamente votada na próxima quarta-feira (02). O projeto de Stocco prevê que os racks sejam instalados nos ônibus para permitir que usuários que tenham interesse em transportar suas bicicletas o façam com a devida segurança. A medida recebeu uma emenda da Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR) que prevê que a empresa concessionária, Viação Campos Gerais (VCG), possa realizar parcerias com empresas para a instalação das estruturas.

A intenção da emenda é de garantir que não haja prejuízo à planilha de custos da empresa. “Acredito que esse é o primeiro passo de uma modernização necessária no transporte coletivo. Nosso sistema de ônibus é exatamente igual ao modelo implementado nos anos 1990. Ou seja: a cidade evoluiu e cresceu consideravelmente e nós continuamos no mesmo patamar”, contou Stocco.

Durante a votação, a proposta também foi questionada. Na visão do vereador Ricardo Zampieri (PSL), o debate sobre a iniciativa é “importante”, mas seria precoce em Ponta Grossa. “Concordo que temos que começar de algum ponto, mas acredito que nossa cidade não está pronta para uma medida como essa. Acho que a discussão sobre o tema é fundamental, mas não neste momento”, contou Ricardo.

A proposta foi aprovada com 16 votos favoráveis e quatro contrários – a votação foi nominal à pedido do vereador Jorge da Farmácia (PDT), primeiro secretário do Legislativo. O texto será avaliado em segunda discussão e, caso seja aprovado, será enviado ao Poder Executivo que tem 15 dias para vetar ou sancionar a medida.

Mudanças no transporte geram polêmica

Medidas que tratam da lei municipal 7.018, mais especificamente sobre o transporte coletivo, costumam gerar polêmica na Câmara Municipal. Além de alterações que tratam de benefícios e isenções concedidas aos passageiros, a constante cobrança por mais transparência no sistema e melhorias nas vias costumam marcar as discussões nos legislativos. A proposta de Geraldo Stocco (REDE) chegou a ser discutida em uma audiência pública convocada para debater questões ligadas a mobilidade urbana – a audiência foi realizada na semana passada. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE