Estudantes de PG elegem jovens vereadores em colégios | aRede
PUBLICIDADE

Estudantes de PG elegem jovens vereadores em colégios

Projeto ‘Eleitor do Futuro’ envolve mais de 4,9 mil alunos em instituições de ensino da cidade

Imagem ilustrativa da imagem Estudantes de PG elegem jovens vereadores em colégios
-

João Vitor Rezende

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Projeto ‘Eleitor do Futuro’ envolve mais de 4,9 mil alunos em instituições de ensino da cidade

Os estudantes entre 11 e 16 anos de idade, matriculados em 12 instituições de Ponta Grossa, elegeram seus ‘vereadores’ em votação realizada nesta terça-feira (14). A ação faz parte das atividades do projeto Eleitor do Futuro, desenvolvido pela Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa.

A novidade nesta edição é a parceria com a Câmara Municipal de Vereadores, por meio do Projeto Câmara Jovem, de autoria dos vereadores Vinicius Camargo (PMB) e Geraldo Stocco (Rede). Na iniciativa, alunos dos partidos eleitos de cada escola participarão das sessões, entendendo o funcionamento da Câmara, com possibilidade de discursar no plenário e até mesmo sugerir projetos de lei com o apoio de uma equipe direcionada ao projeto.

O estudante Danilo Beltrame, do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Sepam, participou pela segunda vez do programa, agora como candidato do Partido Educação, Profissionalização e Cultura (PEPC).

O aluno fala sobre a importância de assumir responsabilidades no cotidiano da instituição: “Essa foi a segunda vez que participei do programa, a primeira vez foi como eleitor e agora como candidato. Ser eleitor ou candidato exige responsabilidades, no entanto ser candidato a dedicação é maior. O programa é importante para todos para termos um primeiro contato com a política e avaliarmos propostas de acordo com as necessidades de todos”.

O coordenador pedagógico do Sepam, Jacob Cavagnari, ressalta ainda a importância do programa como forma de motivação dos jovens a estarem inseridos na política e praticarem a democracia. “Ele promove a educação política dos estudantes, conscientizando sobre o exercício da cidadania e do voto responsável. Dá aos alunos voz para que exerçam a representatividade como cidadãos éticos”, afirma.

Mais de 4900 alunos de 15 unidades de ensino participam do programa em Ponta Grossa. As instituições são as seguintes: Colégio Estadual José Elias da Rocha, Colégio Estadual Professor Julio Teodorico, Colégio Estadual Epaminondas Novaes Ribas, Colégio Estadual José Gomes do Amaral, Colégio Estadual Polivalente, Colégio Monteiro Lobato, Escola Estadual Brasilio Antunes da Silva, Colégio Estadual Linda S. Bacila, Colégio Marista Pio XII, Colégio Sepam, Colégio Neo Master, Colégio São Francisco, Colégio Sagrada Família, unidades do Centro, Auxiliadora e São José.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE