UEPG participa de Congresso Nacional de Comunicação | aRede
PUBLICIDADE

UEPG participa de Congresso Nacional de Comunicação

Acadêmicos participam do Intercom, entre 2 e 9 de setembro

Imagem ilustrativa da imagem UEPG participa de Congresso Nacional de Comunicação
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Acadêmicos participam do Intercom, entre 2 e 9 de setembro

Acadêmicos e professores do curso de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa participam do 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), que acontece na cidade de Joinville (SC), entre 2 e 9 de setembro. Sete estudantes apresentam pesquisas na área de fotojornalismo, jornalismo cultural, jornalismo e gênero e jornalismo e mídias digitais.

Aluna do terceiro ano da graduação, Verônica Scheiffer comenta o envolvimento no lançamento do ebook Realidade na cobertura da guerra do Vietnã. “Fui convidada pela Intercom para publicar no Ebook do Intercom Júnior deste ano, e o convite foi resultado de um artigo que eu publiquei no ano passado. Isso é um ganho acadêmico enorme, é gratificante ter todo seu trabalho reconhecido dessa forma, principalmente para quem assim como eu, quer seguir como pesquisadora”, afirma. Também acadêmica do terceiro ano, Letícia Dovhy afirma que a pesquisa trouxe outra percepção para a vida acadêmica. “Acho muito interessante poder entender quais são o valores notícia  dentro da maior assessoria de Ponta Grossa, entender como eles pensam a imagem e, principalmente, as diferenças entre fotojornalismo e foto assessoria”, relata Dovhy. A estudante pesquisa os critérios de noticiabilidade nas fotografias da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ponta Grossa.

A participação em eventos científicos é fundamental para fortalecer o tripé da graduação (ensino, pesquisa e extensão) e, de acordo com  o professor de Jornalismo Carlos Alberto de Souza, garante a qualidade da formação. “Considero importante o aluno fazer pesquisa no curso, pois é um diferencial importante à sua formação. Muitos estudantes que se iniciam na Ciência têm consciência que seu percurso acadêmico não acaba com a graduação”, analisa Souza.

Estudante do último ano da graduação, Ana Luísa Vaghetti analisa os impactos da convergência jornalística nos jornais locais. “O trabalho é resultado de uma pesquisa do Grupo de Estudos em Mídias Digitais (GEMIDI) que estuda os processos de convergência em seu âmbito local, regional e nacional”, conta Vaghetti. De acordo com a pesquisadora, o trabalho mostra as transformações e adaptações do jornalismo diante das novas formas de produzir e consumir informação.

Além da participação dos acadêmicos em trabalhos científicos, o professor do curso de Jornalismo UEPG Sérgio Gadini, realiza o pré-lançamento do ensaio Ombudsman no Jornalismo Brasileiro, em parceria com Elaine Javorski, pesquisadora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. A publicação registra cerca de 30 anos da crítica de mídia no jornalismo nacional, e será lançada na quinta (6). As apresentações de trabalhos acontecem quinta e sexta- feira.

Informações Agência Brasil

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE