Vereadores aprovam criação do ‘Passe Verde’ | aRede
PUBLICIDADE

Vereadores aprovam criação do ‘Passe Verde’

Proposta inclui a possibilidade de trocar recicláveis por créditos do transporte coletivo municipal dentro do programa Feira Verde.

Aprovação aconteceu durante a sessão desta segunda-feira (10).
Aprovação aconteceu durante a sessão desta segunda-feira (10). -

Rodrigo de Souza

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Proposta inclui a possibilidade de trocar recicláveis por créditos do transporte coletivo municipal dentro do programa Feira Verde.

Após intensa discussão na sessão da Câmara, os vereadores de Ponta Grossa aprovaram a proposta do Poder Executivo que permite a troca de materiais recicláveis por créditos nos transporte coletivo municipal – o chamado ‘Passe Verde’. A possibilidade será integrada ao projeto Feira Verde, programa da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O projeto da Prefeitura de Ponta Grossa altera a lei 11.645/2014, que instituiu o Feira Verde na cidade. O programa já fazia a troca de 4 kg de materiais recicláveis por 1 kg de frutas, verduras ou legumes de origem da agricultura familiar. Agora a iniciativa também poderá entregar 1 bilhete do transporte coletivo – em forma de crédito no cartão pessoal do usuário – para cada 8 kg de materiais recicláveis doados.

A proposta gerou ampla discussão durante a sessão desta segunda-feira (10). Contrário ao projeto, o vereador George Luiz de Oliveira (sem partido) afirmou que a possibilidade de troca pelos bilhetes do transporte coletivo enfraquece o câmbio por alimentos, já que o usuário poderia – mesmo que de forma irregular – vender o bilhete e utilizar o dinheiro para qualquer outra ocasião.

Membro da bancada de oposição da Câmara, Pietro Arnaud (Rede) se mostrou favorável à proposta. Para ele, o valor de R$ 7,60 para se locomover com o transporte coletivo (ida e volta) é alto e a troca de recicláveis pelos bilhetes trará economia à população, principalmente aos mais carentes. O vereador ainda garantiu que é preciso estimular a utilização do transporte coletivo em Ponta Grossa.

O vereador ‘Sargento’ Guiarone de Paula (PROS) votou favorável à proposta, mas pediu atenção por parte do poder público para que a troca dos bilhetes não vire um comércio clandestino de passagens. Durante a sessão, Geraldo Stocco (Rede) afirmou que o problema em relação à irregularidade não teria a ver com o projeto em si, mas sim com a falta de fiscalização. “A venda de bilhetes já acontece em frente ao terminal, infelizmente”, disse.

A proposta deve ser votada novamente na quarta-feira (12) e, caso aprovada, seguirá para sanção do prefeito Marcelo Rangel (PSDB), que já afirmou publicamente a intenção de colocar o ‘Passe Verde’ em prática ainda em 2018.

Questão financeira tranquiliza vereadores

Durante a sessão, dois vereadores da base governista de Marcelo Rangel frisaram que a proposta não trará prejuízo aos cofres públicos municipais. O vereador Daniel Milla (PV) deu publicidade a uma conversa com o secretário municipal da Fazenda, Cláudio Grokoviski, que explicou as questões financeiras do projeto. “A preocupação era se o programa iria impactar nos cofres públicos. O secretário nos deixou muito tranquilizados. A troca dos alimentos por materiais já tem um orçamento dentro do Programa Feira verde e ele não será alterado”, disse o vereador. Eduardo Kalinoski (PSDB) também fez questão de garantir a viabilidade em relação aos custos. “É preciso separar [dentro da discussão] a finalidade do programa e a questão financeira. Financeiramente, está claro que a conta fecha”, disse.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE