Conselho cancela reunião sobre reajuste no transporte | aRede
PUBLICIDADE

Conselho cancela reunião sobre reajuste no transporte

Encontro aconteceria nesta quinta-feira (28), mas foi adiado após decisão da Justiça que impediu município de decretar novo valor das passagens.

Ordem judicial proíbe CMT de seguir com trâmite sobre reajuste no transporte público
Ordem judicial proíbe CMT de seguir com trâmite sobre reajuste no transporte público -

Rodrigo de Souza

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Encontro aconteceria nesta quinta-feira (28), mas foi adiado após decisão da Justiça que impediu município de decretar novo valor das passagens.

O Conselho Municipal de Trânsito (CMT) de Ponta Grossa adiou a reunião marcada inicialmente para a tarde desta quinta-feira (28). O encontro serviria inicialmente para definir o reajuste sugerido ao Prefeito Marcelo Rangel (PSDB) sobre a passagem do transporte público. No entanto, por conta de uma ordem judicial, os conselheiros estão proibidos de seguir com o trâmite.

Na semana passada, a juíza da 2ª Vara da Fazenda Pública de Ponta Grossa, Luciana Virmond Cesar, acolheu em caráter liminar um pedido do deputado federal Aliel Machado (PSB) para impedir o reajuste da tarifa. A Justiça definiu que o município não poderá redefinir os valores enquanto não atacar as sugestões do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) referentes ao transporte público. O órgão realizou, ao final de 2018, uma auditoria no transporte municipal e encontrou alguns itens que dependiam de melhoras, como reformas em terminais e adequação de paradas de ônibus. Ao todo foram oito recomendações, todas descritas na decisão judicial.

A ação tem a Prefeitura de Ponta Grossa, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) e a Viação Campos Gerais (VCG) – concessionária responsável pelo sistema de transporte – como réus. Em caso de descumprimento, uma multa de R$ 100 mil para cada um deles deve ser aplicada.

Com isso, o presidente do CMT, Celso Alves, e os demais conselheiros decidiram adiar o encontro para depois do Carnaval – o grupo até pensou em se reunir para deliberar sobre outras questões, sem entrar no tema do reajuste, mas desistiu. De acordo com o cronograma inicial do conselho, a reunião desta quinta-feira definiria o novo valor sugerido para as passagens. O trâmite só deve ser retomado caso a VCG recorra da decisão e ganhe o pedido na Justiça. Até as 17h30 desta quarta-feira (27), a empresa ainda não havia realizado nenhuma solicitação.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE