PG implanta projeto de logística reversa pioneiro no Brasil

Ponta Grossa

14 de março de 2019 17:13

Da Redação

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Delegado revela detalhes de investigação contra quadrilha

Moradores flagram suspeitos de furto em PG

Megaoperação desmonta quadrilha de tráfico de drogas

Rondon da UEPG atenderá 12 mil pessoas em quatro cidades
Projeto em PG atende famílias em situação de risco
Justiça Federal completa 20 anos em Ponta Grossa
Vereador pede criação de SAC para o ‘EstaR Digital’
PUBLICIDADE

A iniciativa envolve poder público, indústria, comércio e população 

A partir desta quinta-feira (14) a população de Ponta Grossa passa a contar com projeto inovador na área de sustentabilidade. A iniciativa envolve a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), com as empresas BO Packaging e Suzano, Shopping Palladium e principalmente com a comunidade. O projeto consiste principalmente no recolhimento de copos descartáveis, realizando a logística reversa desses materiais.

O funcionamento do projeto piloto será desenvolvido na praça de alimentação do Shopping Palladium. Dentro da estrutura comercial a população identificará containers específicos para a destinação do material, todos na forma de copo. “O projeto foi pensado de maneira que as pessoas consigam identificar de imediato onde descartar os copos utilizados. Os containers são plotados com os personagens já conhecidos na cidade, PEV-Man e seus fantasminhas, sendo exclusivo para receber os copos recicláveis”, explica o secretário municipal da SMMA, Paulo Barros.

O projeto de logística reversa específica de copos produzidos pela BO Packaging, é o primeiro no Brasil. “A parceria entre município, indústria e comércio, junto com a participação da população é muito importante, desta maneira todos podem entender o que é um programa de logística reversa, passando então a fazer a separação adequada dos seus materiais recicláveis”, comenta Barros. “É uma iniciativa de grande importância porque encontra-se ligada com a alma da BO Packaging. É com grande entusiasmo que convidamos todos a trabalhar nessa campanha, para que quando usar nossos copos, tornem-se colaboradores a uma causa que acreditamos”, explica Felipe Domenech, diretor industrial da BO Packaging do Brasil.

A Prefeitura Municipal terá o papel de realizar a coleta dos recicláveis e encaminha-los para as associações de catadores, onde através da doação dos copos os associados conseguirão reverter em renda. “Na logística reversa destes copos descartáveis, nosso papel será fazer o retorno deles, coletando e direcionado, justamente para que os catadores façam seu enfardamento e enviem para reciclagem posteriormente”, destaca o secretário.

No primeiro momento os pontos específicos de coleta serão no Shopping Palladium, porém existe a possibilidade ampliação para outros locais que tenham praça de alimentação, onde são gerados este tipo de copo. “A população terá uma alternativa para destinar os copos de papel que são gerados no shopping, principalmente na praça de alimentação, isso significa menos resíduos que vão para o aterro, e os ponta-grossenses terão a certeza que o material será reciclado. É um ganho ambiental para população, cidade, empresa e para toda sociedade, onde a lei de logística reversa é bem clara, todos tem seu papel, seja o poder público, a indústria, o comércio e a população. Desta maneira, fica mais certo o sucesso na logística reversa, principalmente com os copos descartáveis”, finaliza Paulo. 

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização
aRede aRede
aRede
aRede