Estação Arte oferece oficina de pintura para terceira idade

Ponta Grossa

19 de abril de 2019 14:53

Da Redação

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Ato pró-Bolsonaro leva centenas a ‘Vicente Machado’

Mediação de conflitos deve ser levada para os bairros

Prefeitura quer ampliar a coleta de lâmpadas na cidade

Grupo comete assalto no banheiro do Parque Ambiental
PM prende homem tentando matar esposa com faca
Cresce a procura por sistemas de energia alternativa em PG
Luxe é fornecedora da região na Casa Cor Paraná
Além dos adultos, o espaço oferece oficinas também para jovens atendidos pela Casa de Semiliberdade de Ponta Grossa. Foto: Divulgaçãp
PUBLICIDADE

Ação da Prefeitura é gratuita e aberta para a comunidade

Nos últimos anos, a ressocialização dos idosos tem se transformado em questão de saúde, melhorando a qualidade de vida de aposentados que, muitas vezes, acabam em um isolamento social pela quebra na rotina. Elena Paula de Silva e Catarina Delurdes Galvão viveram este processo: com a chegada da aposentadoria, elas, automaticamente, diminuíram o número de atividades diárias. Essa rotina, porém, está mudando. Agora, elas passam as manhãs de quarta-feira na Estação Arte, pintando e interagindo com outras pessoas.

“É um momento que eu posso distrair, um exercício até para a cabeça”, diz Elena. O projeto Diversão e Arte, realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa e Fundação Municipal de Cultura, oferece curso de pintura para adultos e idosos que não tem nenhum conhecimento nas artes plásticas. Os encontros acontecem toda quarta-feira, das 9h às 11h, na Estação Arte, e são abertos à comunidade.

Catarina é daquelas que aproveitam ao máximo o momento em que está na oficina e nem sente as horas passarem. “É gostoso, você vem, conversa, conhece outras pessoas, faz amizades. Nós não somos profissionais, mas nos entregamos à pintura e, quando vemos, o resultado é uma coisa que a gente nem imaginava ser capaz de fazer”, conta Catarina.

Reativada em 2014, a Estação Arte (Rua Benjamin Constant, 404, na esquina do Terminal Central) tem o objetivo de reunir as pessoas para terem a experiência com as artes visuais nas mais diversas formas, seja produzindo ou consumindo. Quem ministra as oficinas é a chefe da Divisão de Artes Plásticas da Fundação de Cultura, Mariângela Digiovanni. “Aqui é o local dessas pessoas terem esse primeiro contato, com noções de perspectiva, cores, luz e sombra”, ressalta Mariângela. O encontro vai além da pintura. Durante a aula, os alunos conversam, interagem, trocam experiências. “Todos temos problemas, mas quando eles vêm para a oficina eles estão apenas no aqui e agora, e isso é muito saudável para todos, além de agregar conhecimento cultural”, diz a instrutora. Além dos adultos, o espaço oferece oficinas também para jovens atendidos pela Casa de Semiliberdade de Ponta Grossa.

PUBLICIDADE
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização
aRede aRede
aRede
aRede