Lumen Café abre suas portas nesta terça-feira

Ponta Grossa

22 de abril de 2019 21:30

Rodrigo de Souza

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Após tempora, bombeiros de PG atuam em cidades da região

Família procura idosa desaparecida em PG

Garoto se esconde embaixo de van para escapar da GM

Campanha de Natal da Acipg sorteará um Onix 0 km
Fogo destrói Kombi e assusta motoristas
Sanepar de PG implanta 100 km de redes de água
Confira os destaques da quarta-feira do Portal aRede
Cafeteria promete atender todas as demandas da comunidade ponta-grossense Foto: Rodrigo de Souza
PUBLICIDADE

Métodos inovadores de extração e grãos especiais são as novidades desse cosmopolita espaço

O Lumen Café será inaugurado nesta terça-feira (23) e promete ser a sensação da cidade na degustação de cafés especiais além de oferecer um variada opção de gastronomia e extenso horário de funcionamento, das 8h às 22h, garantindo atender todas as demandas do público princesino. 

O Lumen Café foi pensado por Rafael Wagner, que teve a ideia de agregar valor a uma área nobre do Planalto Select Hotel, administrado por sua família, e propôs a criação de um café que pudesse ser voltado para a Rua 15 de Novembro, no coração da cidade, resgatando o charme de degustar um café saboroso com a chancela do lendário hotel que tem quase 8 décadas no exercício de bem servir seus hóspedes e que recém inaugurou seu novo dna, assinando Select na comunicação do hotel. "O Lumen café é mais uma oportunidade de reforçar nosso objetivo de ser um hotel seleto, focado na experiência dos nossos hóspedes e integrado com a nossa cidade" explica Daniel Wagner, Gerente do Planalto Select. 


Lumen

Depois de conhecer muitos cafés pelo país o Gerente e Barista do Lumen, Rafael Wagner, confiou o projeto de remodelação do espaço ao escritório MG2 Studio, dos arquitetos da capital Mariana Gimenez e Rafael Gonçalves. Para a dupla o desafio era criar um novo espaço, inserido dentro de uma construção iniciada em 1939. O Lumen não poderia competir com a arquitetura histórica e muito menos passar despercebido na nobre esquina da cidade. O resultado é um espaço com um frescor cosmopolita. “Buscamos projetar um ambiente confortável para uma reunião de trabalho, um lanche com amigos ou um simples e solitário café. Com um espaço pequeno mas muito aconchegante Ponta Grossa conta agora com uma nova experiência para a melhor hora do seu dia" reforça Mariana. Detalhes como o tijolo aparente da construção de 80 anos, diversas madeiras de demolição, inclusive uma porta com mais de 60 anos, que mantém os vidros bisotados originais, compõe o charmoso espaço. 


Sob a luz do Café

Rafael trouxe para o Lumen a experiência do Café como premissa e escolheu propiciar esta viagem no aroma dos grãos usando inicialmente 2 tipos diferentes de café, um com procedencia do norte do Estado e outro da Bahia, famoso pelos grãos de café que produz. Além dos grãos selecionados as modalidades de serviço serão variadas visando oportunizar uma verdadeira alquimia do café ao se degustar o produto no Lumen com torra especial. "trouxemos algumas formas inovadoras para a cidade no momento de servir o Café. O conhecido espresso com uma máquina italiana Nuova Simonelli garantirá sabor ao amantes de um café de paladar intenso, mas além disso o diferencial são os métodos filtrados que estão em alta nas modernas cafeterias do mundo. "Contaremos inicialmente com 3 modalidades de métodos filtrados, que são o Hario V60, Clever e a Aeropress, estes 3 com filtragens feitas junto do cliente. Nosso objetivo é mostrar que o café é a luz de qualquer momento do dia" reforça Rafael, que tem desde o início do projeto buscado intenso aprendizado em especializações para trazer ao público do Lumen um novo conceito na degustação do café. 


Métodos de Filtragens

Método Hario V60 - o Hario V60 é um método que libera aromas e notas sutis da torra possibilitando uma café mais suave e tendo acentuada as suas notas sensoriais, trazendo um café mais limpo e suave.


Método Clever

É usado um metodo similar ao coador tradicional, mas apresenta também as qualidades da prensa francesa. Este diferencial do Clever acontece graças ao sistema exclusivo de trava do utensílio, o “shut off”, que veda o fluxo do líquido quando não está sobre uma xícara ou jarra. Dessa forma, a água permanece em contato com o café, proporcionando uma infusão mais prolongada e assim acentuando as características sensoriais do grão. 


Método Aeropress

Criado em 2005 por um americano criador de brinquedos, se popularizou pela sua versatilidade e facilidade em se fazer um bom café. Semelhante a uma grande seringa, por ter um formato de cilindro e duas peças que se encaixam com um êmbolo. Assim, a extração do Aeropress acontece mesclando três técnicas: inicialmente a infusão, já que o café fica em contato com a água por vários minutos, antes da filtragem; pela pressão do ar quando o pistão é abaixado, lembrando a extração do espresso; e depois, a filtragem pelo filtro de papel, como um coado. 

Além dos métodos de extração os frequentadores terão inúmeras variedades de bebidas com café como o mocha, o cappucino clássico italiano e o macchiato. 


A qualquer hora do dia

Aberto desde às 8h da manhã e se estendendo até às 22h, o cardápio do Lumen foi pensado para garantir uma experiência completa aos seus frequentadores. Desde a oportunidade de um café com ovos mexidos e bacon, até refeições e sanduíches especiais inovadores produzidos com pão de fermentação natural fabricado no próprio hotel. Para a tarefa o gerente do Lumen chamou para realizar a consultoria do cardápio o renomado chef de cozinha, Maurício Dobis, formado pelo famoso Le Cordon Bleu. Para Maurício o objetivo foi de apresentar produtos que fossem saborosos, leves, mas que surpreendessem o público pelo paladar, primando pela qualidade da execução do serviço. Os sanduíches Lumen além de serem uma novidade, deverão figurar entre as melhores opções de gastronomia da cidade; mignon com gorgonzola, salmão curado e cream cheese, cogumelos salteados e cebola caramelizada, entre outras opções deverão virar hit entre os frequentadores. Já o cardápio de doces e tortas ganhou a assinatura da chef Tayana Antunes. Além de ter aprimorado o cardápio de doces do Lumen Café, a chef criou exclusivamente a torta Lumen, torta com base de brownie, caramelo salgado e mousse de leite ninho Além das tortas, diariamente serão produzidos bolos e gelados sempre com a assinatura de qualidade da já renomada cozinha do Planalto Select Hotel. 

O Lumen Café tem capacidade para 40 pessoas, atendendo de segunda-feira a sábado, das 8h às 22h. 

Fone 3220-7999

Estacionamento Central Park gratuito anexo ao Planalto Select Hotel

PUBLICIDADE

Recomendados

IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização
aRede aRede
aRede
aRede