Campanha convoca para acolhida ao migrante | aRede
PUBLICIDADE

Campanha convoca para acolhida ao migrante

<span style="color: rgb(0, 0, 0);">Mala da ‘Compartilhe a Viagem’ está em Ponta Grossa</span>

A mala da campanha foi entregue a dom Sergio, padres e integrantes da Cáritas, em frente a Catedral
A mala da campanha foi entregue a dom Sergio, padres e integrantes da Cáritas, em frente a Catedral -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Mala da ‘Compartilhe a Viagem’ está em Ponta Grossa

Na Assembleia Geral de 2015, a Cáritas Internacional aprovou e passou a realizar uma campanha de mobilização mundial a cada quatro anos. Após a escuta de toda a rede mundial da Cáritas, e um olhar dirigido às principais feridas da humanidade hoje, nesta edição a temática escolhida foi a questão dos imigrantes e refugiados. O lançamento da Campanha Compartilhe a Viagem ocorreu em setembro de 2017. Malas estão passando por todas as Cáritas das dioceses pelo Brasil a fora, colhendo histórias de imigrantes que vivem no País. Elas foram ‘despachadas’ no Seminário Internacional, em Brasília, em junho do ano passado. Nesta quarta-feira (12), a mala chegou à Diocese de Ponta Grossa.

Durante os dois anos da campanha (2017-2019), toda a Rede Cáritas é chamada a responder ao apelo do Papa Francisco, abraçando a ‘cultura do encontro’, e fazendo uma proposta positiva diante da realidade atual na vida de imigrantes e refugiados. “Neste sentido, a Cáritas assume de forma ainda mais comprometida a sua identidade como uma família mundial, que encoraja as pessoas a refletir, aproximando imigrantes, refugiados e comunidades com o objetivo de mudar corações e mentalidades”, explica o presidente da Caritas Internacionalis, cardeal Luis Antônio Tagle. No Brasil, são cinco malas percorrendo as regiões  do país. No Regional Sul 2 (Paraná) a mala iniciou sua passagem em março e já esteve em Foz do Iguaçu, Cascavel, Maringá, Apucarana, Londrina e Jacarezinho. Em Ponta Grossa, ela ficará até as comemorações da 34 ͣ Semana do Migrante, de 16 a 23 deste mês.

Cada unidade da Cáritas fica responsável em colher histórias dos migrantes e colocar nessa mala, que vai ser enviada para o Papa Francisco, no final da Campanha. Na programação, amanhã (13), ela seguirá para o hall do Bloco A do Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa, às 9h30, onde será recebida pelo reitor Miguel Sanches Neto, professores, alunos e migrantes integrantes do Curso de Internacionalização, Cidadania e Direitos Humanos. No da 14, ficará na sede da Cáritas, no primeiro andar do prédio da Cúria Diocesana, e, dia 15, será levada para o Calçadão da Rua Coronel Cláudio. Dia 16, os migrantes serão recebidos em uma roda de conversa, no Espaço Cultural Sant’Ana, às 15 horas, para  falar sobre o tema ‘Melhor que o pão é sua Partilha’. E, dia 17, o Seminário Migração e Políticas Públicas, às 19 horas, também no Espaço Cultural, reunirá a representante da Organização Internacional para as Migrações (OIN/ONU), Merissa Farret;  a presidente do Conselho estadual dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas da Cáritas, Márcia Ponce; a advogada da Cáritas Paraná, Angélica Furquim; Rafael Machado, do setor de Relações Internacionais da Cáritas, e o migrante haitiano Jean Woody.  

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE