Conselheiro Mairinck é 10ª cidade a receber o Pegaí

Ponta Grossa

19 de junho de 2019 09:58

Da Redação

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Help auxilia com soluções para multas de trânsito em PG

Obra em adutora deixa 70% de PG sem água

Motociclista morre em colisão frontal com ônibus em PG

Projeto revela como deve ficar o novo Mercado Municipal
ANP interdita postos no Paraná, incluindo Ponta Grossa
PM flagra homem batendo na esposa em via pública
PM flagra nove motoristas bêbados durante operação
PUBLICIDADE

Moradores podem emprestar os livros no Coreto da Praça Central, localizada ao lado da Igreja Matriz

O Instituto Pegaí Leitura Grátis levou a sua proposta de democratização de leitura a mais uma cidade paranaense. Conselheiro Mairinck é o 10º município a receber uma estante do Pegaí. Por lá, os moradores podem emprestar os livros no Coreto da Praça Central, localizada ao lado da Igreja Matriz. Como em todas as cidades presentes, Conselheiro Mairinck já conta com voluntária capacitada para “fazer o Pegaí funcionar”.

A procuradora da Câmara Municipal, Andréia Vivian Amaral Valentini, foi quem descobriu a proposta de leitura grátis. Moradora de Ibaiti, ela já tinha se deparado com uma estante Pegaí. “Ela entrou em contato, recebeu nossas orientações e já começou a trabalhar”, lembra o coordenador do Instituto Pegaí, Idomar Augusto Cerutti, destacando a autorização do local para receber a estante, e a movimentação no comércio para o município iniciar a campanha ‘Transforme seu Cupom em Leitura’. “Por meio da campanha é que recebemos recursos do Nota Paraná”, explica Cerutti.

Assim como grande parte das estantes do Pegaí Leitura Grátis, a de Conselheiro Mairincki é diferenciada. Uma geladeira adaptada, que já conta com nome. “A batizamos de Capitu”, conta a nova voluntária responsável por ela, explicando que a personagem da obra Dom Casmurro de Machado de Assis é uma mulher à frente do seu tempo, que desperta mistério, um enigma a ser descoberto. “Assim deve ser a leitura, fazer com que desperte o interesse do leitor”, dispara.

Andreia espera que a chegada do Pegaí Leitura Grátis fomente a cidadania no município. “Espero melhorias no que se refere à educação e à cultura”, revela. Para ela, a chegada do pegaí será essencial para que isso aconteça. “O projeto é genial e será bem executado no nosso município. Tenho esperança na quebra de paradigmas e no desenvolvimento futuro em todos os aspectos”, destaca, lembrando que o Pegaí possibilita o acesso das pessoas às mesmas oportunidades no que diz respeito à leitura. “Assim garantimos dignidade a todo o ser humano”, finaliza.

Para o Pegaí chegar até Conselheiro Mairinck houve a participação de empresas parceiras. A Multimax Reparadora de Veículos foi a responsável pela adaptação da geladeira, e o Supermercado Tozetto viabilizou o transporte da nova estante e dos livros.

Informações Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Recomendados

IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização
aRede aRede
aRede
aRede