Alunos da Escola de Trânsito conseguem cadeiras de rodas | aRede
PUBLICIDADE

Alunos da Escola de Trânsito conseguem cadeiras de rodas

<span style="color: rgb(0, 0, 0);">Estudantes arrecadaram 280 quilos de lacres de latas de alumínio para comprar os equipamentos, que vão atender pessoas com mobilidade reduzida</span>

Estudantes arrecadaram 280 quilos de lacres de latas de alumínio
Estudantes arrecadaram 280 quilos de lacres de latas de alumínio -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Estudantes arrecadaram 280 quilos de lacres de latas de alumínio para comprar os equipamentos, que vão atender pessoas com mobilidade reduzida

Estudantes que participam da Escola Prática Educativa de Trânsito (Epet) do DER/PR, em Ponta Grossa, arrecadaram cerca de 280 quilos de lacres de latas de alumínio para trocar por cadeiras de rodas. Duas já foram entregues no início de junho ao município, que coordenará o empréstimo dos equipamentos para pessoas com mobilidade reduzida temporariamente. Uma terceira cadeira de rodas foi cedida ao Hospital de Caridade Dona Darcy Vargas, no município de Rebouças.

A arrecadação aconteceu dentro do projeto Lacre em Lacre, desenvolvido pela Escola Prática Educativa de Trânsito, que ensina aos estudantes sobre reciclagem e, ao mesmo tempo, busca auxiliar pessoas com mobilidade reduzida. “Este projeto é muito importante, pois trabalha tanto a preservação ambiental quanto a ajuda humanitária, ensinando importantes valores para nossas crianças”, explica a técnica administrativa da escola, Milene Alves Galvão.

Durante um ano e meio, em torno de 5 mil alunos que frequentaram a Epet colaboraram com o projeto e chegaram à marca de 280 quilos de lacres arrecadados. O material reciclável foi vendido e o valor utilizado para comprar as cadeiras de rodas doadas aos dois municípios.

O Lacre em Lacre teve início em 2014 e esta é a segunda vez que a Escola Prática Educativa de Trânsito do DER/PR adquire cadeiras de rodas. E uma nova arrecadação já começou.

A Escola Municipal Catarina Miró, de Ponta Grossa, foi uma das participantes do projeto. “Juntamos os lacres na escola para ajudar na aquisição das cadeiras de rodas e aproveitamos para trabalhar a questão de preservação ambiental com nossos estudantes”, disse a professora Simone de Fátima Cordeiro.

EDUCAÇÃO PARA A VIDA - O Paraná conta com seis Escolas Práticas Educativas de Trânsito localizadas em Curitiba, Cascavel, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá e Ponta Grossa. Elas integram a Coordenadoria de Educação de Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) e atendem principalmente alunos do 5º ano do ensino fundamental das redes pública e privada. Eles participam do curso “Aprendendo e ... Vivendo”, em parceria com secretarias municipais de Educação, o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual da Polícia Militar do Paraná, entre outras iniciativas.

O objetivo das escolas é ensinar aos estudantes as normas e regras estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro com atividades teóricas e práticas. Desde a fundação da primeira Epet, em Curitiba, em 1975, já foram registrados em torno de 2 milhões de atendimentos em todo o Paraná.

O soldado Thiago Ozório, do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual, ministra aulas práticas na Minimalha Viária da Epet de Ponta Grossa. “Quando eu tinha 10 anos, em 1999, participei de curso na Escola Prática Educativa de Trânsito e isso foi uma grande inspiração. A partir daí estudei para me tornar policial militar”, lembra. “Acredito que a parte prática do curso seja a preferida das crianças. É uma grande satisfação ajudar a formar cidadãos que atuam como bons pedestres no trânsito”, afirma Ozório.

A professora Simone explica que a Escola Prática Educativa de Trânsito encaminha cartilhas que são trabalhadas em sala de aula antes da visita, quando os alunos participam do curso. “Observamos que eles ficam mais atentos quanto ao trânsito quando estão chegando na escola e também nos relatam que repassam a informação em casa ou quando estão no carro com os pais”, destaca.

A Escola Prática Educativa de Trânsito de Ponta Grossa foi fundada em 1997 e atende também os municípios de Carambeí, Castro, Guamiranga, Imbituva, Ipiranga, Irati, Palmeira, Prudentópolis e Reserva. O local registra aproximadamente 225 mil atendimentos.

Informações Agência Estadual de Notícias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE