Vereadores sugerem alternativa ao Fundo de Transporte | aRede
PUBLICIDADE

Vereadores sugerem alternativa ao Fundo de Transporte

<b>Eduardo Kalinoski (PSDB) e Ricardo Zampieri (PSL) encaminharam sugestão de projeto à Prefeitura. Objetivo é assumir controle da bilhetagem e número de passageiros sem criar fundo de movimentação financeira.</b>

Sugestão foi protocolada nesta quinta-feira (27)
Sugestão foi protocolada nesta quinta-feira (27) -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Eduardo Kalinoski (PSDB) e Ricardo Zampieri (PSL) encaminharam sugestão de projeto à Prefeitura. Objetivo é assumir controle da bilhetagem e número de passageiros sem criar fundo de movimentação financeira.

Em meio a ampla discussão envolvendo a criação do Fundo Municipal de Transporte Coletivo Urbano, os vereadores Ricardo Zampieri (PSL) e Eduardo Kalinoski (PSDB) apresentaram uma solução para que a Prefeitura de Ponta Grossa assuma a bilhetagem dos ônibus e amplie a transparência no sistema público de transporte. Nesta quinta-feira (27), os dois assinaram e encaminharam ao Poder Executivo uma moção de sugestão legislativa para que ele tenha o controle em tempo real de todas as informações do sistema.

Segundo Zampieri, a proposta é a mais viável para ‘quebrar a caixa-preta’ do modelo atual de transporte público. Na prática, os vereadores sugerem que a Prefeitura passe a ter controle dos passageiros e suas categorias, mas sem a criação do fundo que seria utilizado para a movimentação financeira, que na visão de ambos, prejudicaria o transporte e encareceria o custo passagem.

Para o vereador, a criação do fundo de transporte pode trazer prejuízos para a Prefeitura caso o repasse do valor arrecadado com os bilhetes acabe atrasando, por qualquer motivo. “O município já vivenciou problemas de repasse de dinheiro nos últimos anos, como por exemplo a coleta de lixo. Outros fundos, como o do Mercado da Família e do Meio Ambiente, têm questionamentos imensuráveis em relação ao direcionamento destes valores. Nossa sugestão é que se assuma a bilhetagem, mas sem colocar a mão no dinheiro. Até porque esse dinheiro não é nem da VCG e nem da Prefeitura. É do sistema de transporte”, disse Zampieri.

A sugestão resolveria, na visão de Eduardo Kalinoski, a polêmica que envolve o Poder Executivo em relação ao aumento do orçamento municipal e, por consequência, a Receita Corrente Líquida (RCL) e o limite de gastos com pessoal.

Na última segunda-feira (24), os vereadores recusaram o projeto de lei original que criava o fundo. Dois dias depois o Poder Executivo apresentou uma nova proposta, bem semelhante à primeira, para reinstalar o processo na Câmara. A segunda sugestão retirou o controle das verbas que envolvem a publicidade arrecada, ficando sob responsabilidade da Prefeitura somente os valores adquiridos da venda dos bilhetes. Na visão de Ricardo Zampieri, a nova apresentação é ilegal, já que o regimento interno da Câmara não permite que os vereadores votem dois projetos semelhantes dentro do mesmo ano Legislativo.

Informações da Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE