Projeto obrigaria apresentação de estudo para corte de árvores | aRede
PUBLICIDADE

Projeto obrigaria apresentação de estudo para corte de árvores

<b>Proposta de Geraldo Stocco (Rede) quer obrigar Prefeitura a vistoriar árvore e apresentar laudo antes da retirada. Objetivo é diminuir o corte sem necessidade das espécies.</b>

Imagem ilustrativa da imagem Projeto obrigaria apresentação
de estudo para corte de árvores
-

Rodrigo de Souza

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Proposta de Geraldo Stocco (Rede) quer obrigar Prefeitura a vistoriar árvore e apresentar laudo antes da retirada. Objetivo é diminuir o corte sem necessidade das espécies.

A Câmara de Ponta Grossa deve discutir nos próximos dias um projeto de lei que pretende impedir o corte de árvores sem necessidade por parte da Prefeitura. A proposta nº 228/2019, de autoria do vereador Geraldo Stocco (Rede), quer fazer com que o poder público realize uma vistoria e apresente um laudo técnico antes da retirada de espécies na cidade.

Segundo o vereador, o objetivo é evitar o corte de árvores sem justificativa por parte do Município, além de garantir o plantio de uma nova muda. Na proposta, ficaria obrigatório o replantio em até 30 dias após o corte. “Ponta Grossa tem um dos piores índices de arborização entre as cidades paranaenses e brasileiras. A aprovação deste projeto garante, ao menos, que o Município não caia ainda mais neste ranking”, explica o vereador.

Segundo o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que elaborou um ranking de arborização em vias públicas, Ponta Grossa ocupa a 335ª posição entre os 339 municípios do Paraná. Em nível brasileiro, a cidade fica 3838º, entre 5.570 municípios.

O replantio das espécies, de acordo com o projeto, deverá seguir as normas estabelecidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “A autorização para o corte só poderá ser emitida após a realização da vistoria e a apresentação dos laudos técnicos através do Diário Oficial do Município. A divulgação também facilita o trabalho de fiscalização em relação ao tema, tanto por parte dos vereadores, quanto da própria população”, diz Stocco. A proposta foi protocolada durante a semana e segue para as comissões internas da Câmara.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE