VCG e sindicato começam negociações salariais | aRede
PUBLICIDADE

VCG e sindicato começam negociações salariais

VÍDEO
| Autor: Afonso Verner

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Viação Campos Gerais (VCG) já está com o pedido de reajuste nos salários dos motoristas e cobradores em mãos e deve agendar, em breve, a primeira rodada de negociações com a categoria. A pauta do Sindicato dos Motoristas e Trocadores de Ponta Grossa (Sintropas) também foi enviada ao Governo Municipal, que acompanha o andamento da campanha salarial.

O Sintropas preferiu não antecipar o conteúdo da pauta até que a concessionária dê uma resposta à categoria. No entanto, o presidente da entidade Sirton Barbosa informou que os trabalhadores esperam um aumento real que garanta a recomposição do poder de compra, além do reajuste no vale alimentação. “Estamos aguardando a resposta da VCG ainda, mas queremos pelo menos o dobro da inflação e R$ 150,00 no vale-alimentação”, conta.

Ainda não definidas, as propostas devem passar por uma nova assembleia geral. A última reunião com a categoria acontece em março, mas o número de participantes foi insatisfatório. Caso o pedido inicial do Sintropas seja confirmado, a reivindicação de reajuste salarial dos trabalhadores deve ficar próxima de 16%. Já o aumento no vale deve passar de 60%. Atualmente, os motoristas e cobradores recebem R$ 185,00 por mês para a aquisição de alimentos. A pauta possui ainda outros itens, como a vedação da dupla-função.

Concessionária do transporte coletivo em Ponta Grossa, a VCG também preferiu não comentar o pedido de reajuste. “Ainda não houve nenhuma reunião com o sindicato”, informou via assessoria de imprensa.

No ano passado, o Sintropas conseguiu obter 9% de reajuste salarial e o mesmo percentual sobre o vale-alimentação, após 28 dias de paralisação no transporte público. A reivindicação da categoria era de 20% de aumento nas remunerações. Sem acordo com a empresa, coube ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) o desfecho do dissídio coletivo.

COBRADORES - Sindicato enfrenta projeto na Câmara

Além das negociações com a Viação Campos Gerais (VCG) para garantir o reajuste salarial, o Sindicato dos Motoristas e Trocadores (Sintropas) mantém a campanha contra o projeto que prevê a extinção dos cobradores nos veículos da concessionária. O presidente da entidade, Sirton Barbosa, acredita que as duas frentes não devem se chocar e prejudicar as negociações. “Acredito que o projeto não vai atrapalhar a campanha salarial”, comentou. Barbosa também parabenizou a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara pelo parecer contrário à proposta de Pietro Arnaud (PTB) e promete continuidade na mobilização da categoria.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE