Projeto obriga empresas a regarem ruas de terra | aRede
PUBLICIDADE

Projeto obriga empresas a regarem ruas de terra

Projeto é do vereador Rogério Mioduski (PPS). Medida quer combater níveis elevados de poeira em ruas usadas como rotas frequentes

Projeto quer evitar níveis elevados de poeira em ruas sem asfalto
Projeto quer evitar níveis elevados de poeira em ruas sem asfalto -

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Projeto é do vereador Rogério Mioduski (PPS). Medida quer combater níveis elevados de poeira em ruas usadas como rotas frequentes

O clima seco e a falta de chuvas também tem pautado a apresentação de projetos de lei na Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG). A questão, discutida em nível nacional, também se tornou alvo do projeto de lei (PL 290/2019) de autoria do vereador Rogério Mioduski (PPS). Protocolado no último dia 19 de agosto, a proposta prevê a obrigatoriedade de empresas ‘regarem’ ruas sem asfalto que sejam utilizadas frequentemente por caminhões. A ideia é diminuir o nível de poeira em algumas regiões da cidade. 

De acordo com o texto sugerido pelo vereador, as empresas que utilizam trajetos regulares com caminhões em ruas de terra ficariam obrigadas a regar, com o uso de caminhões pipas, as vias sem pavimentação que estejam nestas rotas. O texto sugerido por Mioduski prevê que a rega aconteça de forma esporádica em locais onde haja grande concentração de residências. 

O texto ainda deixa claro que a rega deverá acontecer em períodos esporádicos e suficientes para que o nível de poeira não se torne elevado - no entanto, a proposta não especifica o que seria o nível elevado. “As empresas deverão usar água de reservatório próprio ou de moradores da região, mediante autorização, para realizar a rega”, diz o texto do projeto. 

Moradores estão sendo prejudicados

Na justificativa do projeto, Mioduski deixa clara a motivação da medida: alguns cidadãos que moram em áreas com grande fluxo de caminhões têm sido prejudicados diante do tempo seco e do alto nível de poeira. “O que se busca é remediar o problema com a rega das vias para evitar que o nível de poeira prejudique a saúde dos moradores destas regiões”, conta o vereador. 

Avanço na pavimentação

O déficit na pavimentação é um problema histórico em Ponta Grossa - em 2013, o município tinha apenas 49% das vias asfaltadas, enquanto os outros 51% não tinham nenhum tipo de pavimentação. Com as verbas recentemente aprovadas pela Câmara e empenhadas pelo Poder Executivo, a expectativa é que o índice de pavimentação salte para 90% até 2021.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE