Reajuste da tarifa de ônibus pode ficar acima da inflação | aRede
PUBLICIDADE

Reajuste da tarifa de ônibus pode ficar acima da inflação

Reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMT) deliberou sobre novo valor da tarifa

Empresa tem direito contratual de pedir revisão da planilha de custos
Empresa tem direito contratual de pedir revisão da planilha de custos -

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMT) deliberou sobre novo valor da tarifa

O Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMT) deliberou sobre a nova tarifa de ônibus em Ponta Grossa. Após horas de reunião nesta segunda-feira (16), os conselheiros chegaram ao consenso e propuseram uma nova tarifa para o transporte. No entanto, o CMT deliberou que não divulgará o valor exato da proposta até que o prefeito Marcelo Rangel (PSDB) se posicione sobre o tema.

A reportagem do Jornal da Manhã e do portal aRede apurou junto ao presidente do CMT, Elídio Carlos Curi de Macedo, que a proposta prevê um aumento superior aos 4% da inflação fixado pelo IPCA nos últimos 12 meses. Elídio explicou que, na verdade, o aumento diz respeito ao período de 18 meses e não de 12 meses, isso porque houve uma disputa judicial em torno do assunto que atrasou o debate. 

Atualmente o valor da tarifa é de R$ 3,80 e, caso o valor decretado fique acima dos 4% da inflação, a passagem de ônibus pode subir para cerca de R$ 4. “O Conselho encerrou seu trabalho na sexta-feira [13]. Ontem [16] nos reunimos com o prefeito para tirar algumas dúvidas dele sobre o processo de revisão da planilha”, explicou o presidente do CMT. 

Elídio lembrou ainda que a decisão de não revelar o preço exato calculado pelo CMT foi consensual entre os próprios conselheiros. “Existe um contrato entre a Prefeitura e a empresa [Viação Campos Gerais] que tem que ser cumprido. A revisão do valor leva em conta a inflação e também o preço dos insumos usados no serviço”, contou Elídio. 

Demora “prejudicou” o usuário

Elídio defende que a demora na efetivação da revisão da planilha acabará sendo prejudicial ao próprio usuário. “O contrato prevê uma revisão de 12 meses e não de 18 meses. Se era um valor em janeiro [de 2019], agora o valor será outro já que o serviço ficou um ano e meio sem reajuste. Acredito que essa disputa judicial acabou sendo prejudicial ao passageiro”, explicou o presidente do CMT. 

Rangel tem 15 dias para decidir

O prefeito Marcelo Rangel (PSDB) tem 15 dias para decidir se acata o valor proposto pelo Conselho (que é consultivo e não deliberativo) ou se veta e decreta outro valor para a tarifa do transporte.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE