VCG sinaliza reposição da inflação a colaboradores | aRede
PUBLICIDADE

VCG sinaliza reposição da inflação a colaboradores

A Rede

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Viação Campos Gerais (VCG) deve repassar apenas o índice da inflação aos motoristas e cobradores de Ponta Grossa neste ano, acumulada em 8,17% segundo último cálculo do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A contraproposta foi encaminhada ontem ao Sindicato dos Motoristas e Trocadores (Sintropas), que agendou uma assembleia geral na próxima terça-feira para decidir se aceita ou não o índice. Através da assessoria de imprensa, a concessionária pediu ‘sensibilidade dos trabalhadores ao cenário econômico atual’ e, embora não tenha falado em números, disse que a pretende ‘equiparar o índice inflacionário e as perdas do último ano’.

Ainda segundo a imprensa oficial da VCG, ‘o maior ganho dos trabalhadores’ será nas cláusulas sociais. Ao todo, 53 reivindicações de cunho social foram incluídas pelo Sintropas na pauta da mobilização. Os pedidos incluem, por exemplo, a substituição das camisas sociais por camisas polo e o fim do uso das gravatas durante o verão.

Em relação às expectativas de reajuste, a entidade esperava um aumento real, com o dobro da inflação. Ou seja, 16% de reajuste salarial. “Vamos discutir a contraproposta da VCG na terça-feira, a partir das 19 horas”, disse o presidente do Sintropas, Sirton Barbosa. De acordo com o dirigente sindical, ainda é cedo para comentar os números apresentados pela Viação e a aceitação ou não dependerá da categoria. Barbosa também não detalhou a proposta da concessionária. “Os números serão oficializados na segunda-feira”, afirmou. A assembleia dos motoristas e cobradores vai ocorrer no Parque Ambiental.

Mesmo sem aumento real, o reajuste nas remunerações deve resultar em um novo pedido de aumento na tarifa. Segundo o contrato entre o município e a VCG, quando os impactos nos custos e insumos da planilha superam 7% no mesmo exercício, a concessionária fica autorizada a solicitar a revisão da tarifa.

Fim dos cobradores entra em pauta

Além de decidir sobre a contraproposta da Viação Campos Gerais (VCG), o Sindicato dos Motoristas e Trocadores de Ponta Grossa (Sintropas) vai convocar, na próxima terça-feira, todos os trabalhadores a comparecerem na Câmara Municipal no dia seguinte. A categoria pretende lotar as galerias do Legislativo para acompanhar a votação do parecer contrário da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ao projeto 023/2015. De autoria do vereador Pietro Arnaud (PTB), a proposta prevê o fim da função de cobradores nas catracas dos ônibus da VCG. Para acelerar a substituição dos funcionários pela bilhetagem eletrônica, a medida também autoriza a empresa a implantar um Plano de Demissão Voluntária (PDV).

Informações do Jornal da Manhã.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE