IFPR confirma instalação de campus em PG

Ponta Grossa

21 de novembro de 2019 17:18

Da Redação


Relacionadas

Odontoponta oferta convênio exclusivo para implantes dentários

Vencedor do Masterchef assina restaurante ponta-grossense

Comércio varejista de PG acumula alta de 2,2% em 2019

PG terá usina para transformar resíduo orgânico em energia
Madero adquire nova máquina de pães para ‘Cozinha Central’ em PG
Prefeitura já recuperou 60 Km de estradas rurais em 2020
PG recebe R$ 4,1 mi do Pré-Sal; Saiba o destino da verba
O Campus da IFPR de Ponta Grossa ficará instalado em área na Cidade do Conhecimento e Inovação, juntamente com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Instituto Federal do Paraná edificará instalações em área na Cidade do Conhecimento e Inovação, juntamente com a UTFPR e UEPG

Ponta Grossa contará com mais uma importante instituição de ensino a partir de 2020, com a implementação de um campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR). O Campus da IFPR de Ponta Grossa ficará instalado em área na Cidade do Conhecimento e Inovação, juntamente com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Os detalhes foram acertados em reunião na manhã de hoje (21), com a presença do prefeito Marcelo Rangel; do secretário de Governo, Maurício Silva; do juiz federal titular da 2ª Vara Federal de Ponta Grossa, Antonio César Bochenek; e representantes da UTFPR, IFPR e UEPG.

“Hoje nós podemos fazer o anúncio oficial para o início do IFPR já em 2020, com aulas, com cursos sendo ofertados. Na trativa de hoje, junto com a UTFPR e com a UEPG, conseguimos viabilizar o terreno para o Campus do IFPR. É um dia importante, porque a cidade terá o IFPR em 2020 e já trabalhando com a construção do Campus. A princípio seria apenas uma extensão do Campus Curitiba, o que já era uma grande conquista, mas poder anunciar que teremos um campus próprio, é uma grande vitória para o município, fortalecendo a Cidade do Conhecimento e Inovação”, detalhou o prefeito, Marcelo Rangel.

Para instalação do IFPR em Ponta Grossa, UEPG e UTFPR concordaram em ceder parte de suas áreas na Cidade do Conhecimento e Inovação, de forma que cada instituição terá 50 mil metros quadrados para executar suas edificações e exercer suas atividades. Já no próximo ano, o IFPR deve dar início a oferta de cursos de ensino médio e técnico e a construção do Campus Ponta Grossa.

“O IFPR hoje está atuando no estado com 26 campi e a instalação em Ponta Grossa será de fundamental importância para a expansão do Instituto. Iniciaremos nossas atividades como um centro de referência já em 2020, ofertando cursos técnicos e vamos trabalhar para que possamos, após a doação da área, realizar a implantação de um campus. Como o IFPR tem a responsabilidade de ofertar cursos médios integrados e técnicos, a ideia é fazer parceria com a UTFPR e com a UEPG. É um projeto inovador, importante para o sistema federal e estadual de educação e isso vem contribuir para o desenvolvimento da população de Ponta Grossa e todos os arranjos produtivos locais”, detalha o pró reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFPR, professor Paulo Tetuo Yamamoto.

A Prefeitura vai trabalhar na elaboração de um projeto de lei para readequação da área, que será dividida entre as três instituições, e encaminhar em regime de urgência para votação ainda neste ano. 

PUBLICIDADE

Recomendados

IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização