Stocco cobra aplicação do plano de ciclomobilidade | aRede
PUBLICIDADE

Stocco cobra aplicação do plano de ciclomobilidade

Vereador lembrou que vários estudos e sugestões foram feitas ao Poder Executivo. Determinação federal prevê que documento será obrigatório já em 2021.

Imagem ilustrativa da imagem Stocco cobra aplicação do plano de ciclomobilidade
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Vereador lembrou que vários estudos e sugestões foram feitas ao Poder Executivo. Determinação federal prevê que documento será obrigatório já em 2021.

O vereador Geraldo Stocco (REDE) enviou um ofício à Prefeitura de Ponta Grossa (PMPG) cobrando a apresentação de um plano de ciclomobilidade. O parlamentar, que é defensor das pautas ligadas ao ciclismo e à ciclomobilidade, lembra que há uma determinação do Governo Federal para que todos os municípios tenham planos de ciclomobilidade apresentados até 2021.

O próprio Stocco já realizou uma série de sugestões que podem contribuir com a confecção de um plano de ciclomobilidade. "Acredito que ainda neste mandato, a Prefeitura precisa iniciar uma discussão séria e ampla sobre ciclomobilidade para compor esse documento. Não podemos deixar isso para a próxima gestão da Prefeitura que assumirá apenas em 2021", contou Stocco.

O vereador, por exemplo, já sugeriu a instalação de uma ciclofaixa entre o Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o Terminal Central de ônibus da cidade. "Essa pode ser uma das saídas para conseguirmos superar o nosso atraso quando o assunto é ciclomobilidade. Temos que dar mais segurança para quem usa a bicicleta como meio de transporte", contou Stocco.

O parlamentar lembrou ainda que o município tem opções limitadas quando assunto é ciclomobilidade. "Uma das poucas opções para os ciclistas está na avenida Dom Geraldo Pellanda, em Uvaranas. No resto da cidade, temos um evidente vácuo na estrutura fornecida aos ciclistas. Um plano de Ciclomobilidade pode dar metas claras para superarmos isso", lembrou Stocco.

Mudanças no trânsito não contemplam ciclistas

No ofício enviado à Prefeitura, o vereador Geraldo Stocco destacou ainda que recentemente a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) realizou uma série de mudanças no trânsito da cidade. "No entanto, essas mudanças não envolvem a questão da ciclomobilidade. Seguimos focados apenas no transporte por veículo automotor, mesmo sabendo que a vida útil deste modelo está no final", criticou Stocco.

Nova ciclovia no Passo do Pupo

O vereador ressaltou ainda a importância da licitação lançada pela Prefeitura de Ponta Grossa, junto ao Governo do Estado, para construir uma rodovia que iria do Campus da UEPG em Uvaranas até o Passo do Pupo. "No entanto, é preciso ter claro que boa parte dos ciclistas são pessoas que usam a bicicleta para se locomover de casa ao trabalho, ou seja, na área urbana. A maioria dos acidentes, inclusive, acontece em áreas urbanas", disse Stocco.

Informações da Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE