Lei de Stocco prevê aviso de respeito aos ciclistas | aRede
PUBLICIDADE

Lei de Stocco prevê aviso de respeito aos ciclistas

Proposta do vereador foi aprovada pelo Legislativo e sancionada pelo prefeito nesta semana. Medida deverá ser implementada já no começo do próximo ano.

Imagem ilustrativa da imagem Lei de Stocco prevê aviso de respeito aos ciclistas
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Proposta do vereador foi aprovada pelo Legislativo e sancionada pelo prefeito nesta semana. Medida deverá ser implementada já no começo do próximo ano.

Uma lei do vereador Geraldo Stocco (REDE) deverá garantir mais respeito aos ciclistas em Ponta Grossa. A lei Lei 13.574/2019 foi publicada em Diário Oficial nesta semana e prevê que os ônibus do transporte público sejam adesivados com uma mensagem que ressalte que a distância entre veículos (todos os veículos, não só ônibus) e ciclistas deve ser de 1,5 metro, no mínimo.

A proposta de Stocco foi aprovada pela Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) em duas discussões e sancionada pelo prefeito Marcelo Rangel (PSDB). A medida prevê que os veículos que compõem a frota da Viação Campos Gerais (VCG) sejam adesivados com a mensagem. De acordo com o parlamentar, a medida apresenta um custo irrisório diante das "vidas que pode salvar".

O alerta previsto em lei prevê ainda que os veículos que transitarem ou ultrapassarem uma bicicleta em uma distância menos a 1,5 metro estarão sujeitos a serem multados. A punição está prevista no Código Brasileiro de Trânsito (CBT), mas na visão de Stocco é pouco conhecida pelos motoristas.

Dados apresentados pelo vereador mostram que, apenas de maio a janeiro a 2018, Ponta Grossa registrou 36 acidente envolvendo ciclistas, já em 2016 foram 91 acidentes e, em 2017, foram 108 acidentes - em cada um desses anos houve um óbito em acidentes envolvendo ciclistas na área urbana da cidade.

“A lei prevê um modelo muito simples e intuitivo que destaca a distância de 1,5 metro que o motorista deve manter do ciclista. Mesmo que seja uma ação singela, isso pode salvar inúmeras vidas”, afirmou o vereador. Stocco pretende se reunir com os responsáveis pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) para discutir a implementação da lei o mais rápido possível.

Informações da Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE