Clube da Robótica desenvolve tecnologia para evento em SP | aRede
PUBLICIDADE

Clube da Robótica desenvolve tecnologia para evento em SP

As obras unem a Inteligência Artificial e a arte, com técnicas desenvolvidas especialmente pela artista.

As obras unem a Inteligência Artificial e a arte, com técnicas desenvolvidas especialmente pela artista.
As obras unem a Inteligência Artificial e a arte, com técnicas desenvolvidas especialmente pela artista. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As obras unem a Inteligência Artificial e a arte, com técnicas desenvolvidas especialmente pela artista.

O Clube da Robótica de Ponta Grossa está em São Paulo desenvolvendo tecnologia e programação para a Exposição “ToTa Machina” da artista visual carioca Katia Willie. As obras unem a Inteligência Artificial e a arte, com técnicas desenvolvidas especialmente pela artista.

Com a tecnologia, as obras reagem à presença de pessoas, refletem sentimentos e interagem através de movimentos diante de estímulos visuais e faciais. “Estamos trabalhando com pesquisa e desenvolvimento de novas formas de interação das obras com o público, usando inteligência artificial, internet das coisas e robótica”, explica o empresário do Clube, Evandro Kafka, destacando a importância e pioneirismo do trabalho, além da parceria da empresa ponta-grossense.

A tecnologia utilizada pela artista foi desenvolvida pela Microsoft, que utiliza serviços de nuvem para que as obras interajam com o público. O conceito de máquinas cognitivas integradas ao ambiente, por meio das obras, será mostrado primeira vez em São Paulo. "Sempre quis que as imagens saltassem da tela, que elas ganhassem o espectador. Vinha, desde 2016, fazendo este movimento com as cores contrastantes. Em 2018, comecei a introduzir robótica e inteligência artificial nestas mesmas estruturas para que o movimento fosse possível”, explica Katia Wille.

A exposição tem abertura marcada para este sábado, dia 25, no Museu de arte Sacraque funciona dentro da Estação Tiradentes do metrô da Capital Paulista. A mostra é composta por 15 obras, entre pinturas, esculturas e máquinas cognitivas integradas ao ambiente. A curadoria é de Bianca Boekel.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE