Show Tecnológico de Verão começa nesta quarta-feira | aRede
PUBLICIDADE

Show Tecnológico de Verão começa nesta quarta-feira

A organização do evento divulgou neste mês os temas que serão apresentados pelos setores de pesquisa da Fundação ABC

A organização do evento divulgou neste mês os temas que serão apresentados pelos setores de pesquisa da Fundação ABC
A organização do evento divulgou neste mês os temas que serão apresentados pelos setores de pesquisa da Fundação ABC -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A organização do evento divulgou neste mês os temas que serão apresentados pelos setores de pesquisa da Fundação ABC

A vigésima terceira edição do Show Tecnológico de Verão ocorre nos dias 19 e 20 de fevereiro, ao lado da indústria de beneficiamento de leite da Unium, na PR-151, entre Carambeí e Ponta Grossa-PR. Assim como nos anos anteriores, a entrada é gratuita.  

O evento se firmou com uma grande vitrine tecnológica para produtores e agrônomos dos estados do sul e São Paulo e que representaram mais de 420 mil hectares, de acordo com os dados da edição deste ano. Além das apresentações de palestras e de novos insumos e tecnologias para os agricultores, o Show Tecnológico também tem um espaço destinado aos pecuaristas de leite, com palestras e áreas demonstrativas de milho silagem e forrageiras.

“O Circuito do Leite vai para o seu terceiro ano e desde a primeira edição, em 2017, foi muito bem aceito. Sempre tivemos tenda cheia nas palestras que realizamos em conjunto com uma outra área de pesquisa da Fundação ABC”, acrescentou Richard Paglia de Mello, pesquisador e coordenador do setor de Forragens & Grãos.

De acordo com Luís Henrique Penckowski, gerente Técnico de Pesquisa da Fundação ABC, o objetivo da feira é deixar o público atualizado com as informações do agro, que cada vez mais rápido passam por mudanças e deixou um convite especial aos produtores da região. “Este evento nasceu para atender os nossos produtores e queremos muito contar com a participação deles. Afinal é muito importante que ele esteja bem informado para que possa, junto com o seu assistente técnico, encontrar e debater as melhores soluções para as suas lavouras”, finalizou.

Temas da Fundação ABC

A lista com os temas que serão apresentados pelos pesquisadores da Fundação ABC já está disponível no site do evento, mas nós adiantamos nesta reportagem alguns deles. O primeiro é o do setor de Fitopatologia, que realiza trabalhos de manejo de doenças nas lavouras.

Para esta edição, Senio José Napoli Prestes, pesquisador e coordenador da área, adiantou que vai mostrar ao público o risco de postergar as aplicações de fungicidas. “Tem produtores que acreditam que atrasando um pouco a aplicação, vão economizar. Na verdade, ao fazer isso, o risco de perda é de 10 a 20% da produtividade”, alertou Prestes. 

Para comprovar isso, ele contou que está preparando na área demonstrativa parcelas de soja e milho com aplicações de fungicidas em diferentes momentos, onde será possível verificar a eficiência. 

Outro setor bastante procurado é o de Fitotecnia, que avalia os híbridos e sementes disponíveis no mercado. Para esta edição do Show Tecnológico de Verão, o setor faz uma dobradinha com o economista rural da instituição.

Claudio Kapp Junior e o pesquisador Hélio Antônio Wood Joris pretendem fazer uma abordagem agronômica sobre a intensificação dos sistemas agrícolas e as consequências para o ambiente. “No mesmo sentido, vamos abordar as consequências disto nos resultados financeiros da propriedade”, acrescentou Kapp Junior.

Para quem ainda não conhece a plataforma desenvolvida pela instituição em conjunto com as cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, vale a pena passar pelo espaço do sigmaABC. Os associados das três cooperativas já estão usando a versão 1.0 e lá no evento será possível ver a ferramenta rodando, agora com dados reais das propriedades. Vale destacar que a Ocepar e outras cooperativas do Paraná tem conversado sobre a utilização da plataforma em outras lavouras paranaenses.

Empresas participantes também vem com novidades

Em recente reunião com as empresas que também possuem áreas demonstrativas no evento, a organização do evento ficou sabendo que elas também virão fortes para o evento, trazendo palestras e novas tecnologias. “As empresas já conhecem o perfil dos produtores. Para chamar a atenção deles tem que vir com novidade e pelo que ouvimos das empresas, o evento continuará com a fama de vitrine tecnológica dos Campos Gerais”, comentou Silvio Bona, integrante da comissão organizadora.

Com informações da Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE