Zampieri e Valtão sugerem sessões itinerantes da Câmara de PG | aRede
PUBLICIDADE

Zampieri e Valtão sugerem sessões itinerantes da Câmara de PG

Objetivo é aproximar vereadores das demandas dos bairros e aumentar a participação da população de Ponta Grossa nas decisões legislativas

Imagem ilustrativa da imagem Zampieri e Valtão sugerem sessões itinerantes da Câmara de PG
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Objetivo é aproximar vereadores das demandas dos bairros e aumentar a participação da população de Ponta Grossa nas decisões legislativas

Os vereadores Ricardo Zampieri (PSL) e Valtão (PP) protocolaram, logo no retorno às atividades na Câmara de Ponta Grossa, um projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal (LOM) que pretende aproximar as decisões legislativas da população - principalmente dos bairros. A proposta cria sessões itinerantes, fazendo com que todos os vereadores peregrinem por vilas ao longo do ano.

De acordo com o Zampieri, a proposta fará com que todos os parlamentares passem a conhecer as demandas das vilas de Ponta Grossa. “O que acontece muito, não só aqui na cidade, mas também em outros municípios, é que um vereador acaba ganhando mais votos no bairro X ou Y durante as eleições e, assim que assume uma cadeira na Câmara, dedica mais atenção àqueles moradores e acaba não tomando conhecimento dos problemas em outros bairros da cidade. Não que seja errado ter uma ‘base eleitoral’, mas seria interessantes que todos os parlamentares pudessem atuar de acordo com as demandas de todos os cantos de Ponta Grossa”, explica.

A emenda à LOM estabelecerá, se aprovada, um sistema itinerante de sessões não deliberativas da Câmara. Será no mínimo uma reunião mensal nas localidades sugeridas pelos próprios vereadores, decididas com a participação de todos eles no primeiro mês do ano legislativo. O documento protocolado ainda obrigaria a realização de uma audiência solene por parte de “membros de associações de representação política, educacional, estudantil e religiosa, lideranças, proprietários de empresas e moradores das localidades”, com o objetivo de coletar as demandas de cada região.

“A população muitas vezes não tem condições de participar as decisões da Câmara ou até mesmo de conversar com um vereador porque trabalha e não consegue estar em horário de expediente na sessão ou no gabinete do vereador. Essa aproximação é importante porque também traz transparência a tudo que é feito pelos parlamentares, já que também será uma oportunidade para que os moradores cobrem os vereadores a respeito de decisões tomadas dentro da Câmara”, afirma Zampieri.

A proposta deve seguir, assim que for lida pela Mesa Executiva, para análise das comissões internas. Após a emissão de pareceres, ela seguirá para discussão dos vereadores em sessão.

As informações são da assessoria. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE