Câmara de PG aprova criação do parlamento universitário | aRede
PUBLICIDADE

Câmara de PG aprova criação do parlamento universitário

Projeto foi aprovado em primeira discussão e deve ser novamente debatido nesta quarta-feira (4)

Imagem ilustrativa da imagem Câmara de PG aprova criação do parlamento universitário
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Projeto foi aprovado em primeira discussão e deve ser novamente debatido nesta quarta-feira (4)

Em meio a uma sessão polêmica nesta segunda-feira (2), a Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou o projeto de lei (PL) 261/2019 de autoria do vereador Felipe Passos (PSDB). A proposta cria um Parlamento Universitário, semelhante aquele que já funciona na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) - o projeto se soma a outros semelhantes, como o ‘Câmara Jovem’, de Vinícius Camargo (PMB) e Geraldo Stocco (REDE).

Nas redes sociais, Felipe Passos destacou a importância do envolvimento de alunos do ensino superior na vida política, especialmente na política institucional. “ O objetivo é que a medida fomente e desperte a consciência política e o interesse dos universitários nas atividades do Poder Legislativo”, disse Felipe. O vereador tucano foi o segundo mais votado em 2016, ano em que o Legislativo registrou uma renovação de 66% das cadeiras. 

De acordo com o texto aprovado pelo plenário da Câmara, o Parlamento Universitário será composto pelo mesmo número de cadeiras que compõem o Legislativo Municipal. O texto prevê que as atividades ficarão sob a coordenação de centros acadêmicos universitários. O texto prevê que as sessões do Parlamento Jovem aconteçam no mês de julho de cada ano.

Maiores atribuições sobre o funcionamento do Parlamento Universitário deverão ser firmadas pelo próprio Centro Acadêmico. O projeto de Felipe Passos ainda será novamente discutido e, se aprovado, vai ao prefeito Marcelo Rangel (PSDB) que tem 15 dias para vetar ou sancionar a medida.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE