Secretários financiam produção de respiradores

Ponta Grossa

29 de abril de 2020 09:00

Da Redação


Relacionadas

Veja qual é a agenda dos prefeituráveis em Ponta Grossa

Equipes da ala Covid do HU-UEPG recebem capacitação

Clientes de PG devem agendar atendimento na Sanepar

Pauliki pretende expandir projetos de segurança alimentar
Pride lança empreendimento com preço arrasador em PG
Edson aposta em crescimento de forma diferenciada
Azul não tem previsão de retomar voos neste ano
A produção será realizada pelos estudantes de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Ciências da Computação da UTFPR Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

O patrocínio foi anunciado pelo prefeito Marcelo Rangel em reunião de apresentação do projeto de produção de ventiladores hospitalares promovido pela UTFPR e DAF Caminhões

 

O prefeito Marcelo Rangel anunciou na tarde dessa terça-feira (28) o financiamento da produção de aparelhos de interface respiratórios, por parte dos secretários municipais, para atender os pacientes hospitalizados com sintomas graves do novo coronavírus. O anúncio foi feito durante a apresentação de um projeto elaborado pelos estudantes e professores do câmpus de Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da DAF Caminhões, que consiste na elaboração de ventiladores hospitalares. A exposição do projeto aconteceu no auditório da DAF.

O projeto de parceria entre a UTFPR e a DAF tem por intuito inicial produzir dez aparelhos de interface respiratório, modelo ventiladores hospitalares. A produção será realizada pelos estudantes de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Ciências da Computação, com a supervisão dos professores dos respectivos cursos. A DAF cedeu um motor para a construção do equipamento, mas ainda há a necessidade de que haja mais patrocinadores para custear a produção que chega no máximo a R$ 10 mil por equipamento. O intuito é atender aos pacientes da cidade e da região que vierem a precisar por conta da pandemia da Covid-19.

Sabendo da necessidade de investimentos no setor da saúde, o prefeito intermediou um contato com os secretários para verificar a possibilidade de patrocinarem o projeto, doando dinheiro dos próprios salários para a produção de um equipamento. Outras empresas também anunciaram o apoio e o patrocínio ao projeto, como a Águia Sistemas de Armazenagem, a Alegra Foods, o Sicredi, a Prestes Construtora e o Rotary Club Ponta Grossa.

“Agradeço aos alunos, professores da UTFPR e funcionários da empresa pelo engajamento e preocupação com a nossa população. Esse projeto é um símbolo de resistência e um sinal de que estamos unidos pelo mesmo propósito. Fico contente em saber que uma iniciativa dessa tenha sido tomada em uma universidade da nossa cidade, por uma empresa do município e pelos nossos estudantes. Exponho meu reconhecimento pelo apoio prestado dos empresários e das instituições. Nós, da Prefeitura, faremos o possível para apoiar essa inovação que pode beneficiar tanto a nossa população quanto de outras cidades”, destaca o prefeito Marcelo Rangel.

Um protótipo já foi criado pelos universitários. O mesmo equipamento foi apresentado durante a reunião que ocorreu na DAF na tarde desta terça-feira, com a presença do prefeito, do procurador geral do município, João Paulo Deschk; e dos secretários de Saúde Rodrigo Manjabosco e Angela Pompeu. “Os aparelhos que serão construídos são inovadores e economicamente rentáveis. Eles auxiliam a respiração dos pacientes que estiverem com falta de ar e com demais sintomas graves da Covid-19. Com a produção feita pelos próprios estudantes, economizaremos com a compra dessas ferramentas”, ressalta a secretária adjunta de Saúde, Angela.

Durante a reunião de apresentação do projeto, o diretor de desenvolvimento de produto da DAF Brasil, Ricardo Coelho, elogiou o papel da administração municipal, que está conseguindo manter a cidade como uma das melhores em índice de incidência de coronavírus no sul do país. “Eu reconheço o trabalho do poder público e por isso decidimos alinhar essa parceria com a universidade para colaborar não só com o nosso município, mas com os demais que também vierem a precisar dos aparelhos”, alega Ricardo.

As empresas ou pessoas que quiserem colaborar com o projeto financeiramente ou com mão de obra podem entrar em contato com o professor da UTFPR Nelson Canabarro pelo telefone 99969-0193 ou pelo e-mail: [email protected]

Informações Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Recomendados