PG mantém saldo positivo no cadastro geral de empregos | aRede
PUBLICIDADE

PG mantém saldo positivo no cadastro geral de empregos

Diante do cenário de pandemia, o município está na contramão com índice positivo no primeiro quadrimestre

Diante do cenário de pandemia, o município está na contramão com índice positivo no primeiro quadrimestre
Diante do cenário de pandemia, o município está na contramão com índice positivo no primeiro quadrimestre -

Andre Bida

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Diante do cenário de pandemia, o município está na contramão com índice positivo no primeiro quadrimestre

Mesmo diante de um cenário de pandemia mundial, retração econômica, acordos para diminuição de salários e suspensão de contratos, a cidade de Ponta Grossa se mantém com o total de empregados admitidos superior aos números de demitidos entre janeiro e abril de 2020. Os dados foram revelados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) na quarta-feira (27).

Ponta Grossa teve no período 12.080 admissões e 11.881 demissões, totalizando um saldo positivo de 199 pessoas a mais empregadas no município. Com os índices, o município atingiu uma média de variação de emprego de 0,23%.

A porcentagem da cidade é o oposto da média do estado no mesmo período, onde o Paraná registrou queda de -0,84%. Os índices negativos também foram registrados no Rio Grande do Sul (-2,11%), Santa Catarina (-1,50%) deixando um acumulado negativo de -1,47% na região Sul do país.

No cenário nacional, o Brasil teve 4.999.981 admissões e 5.763.213 demissões no país, com resultado de -763.232. No primeiro quadrimestre de 2019, o Caged registrou 5.529.457 admissões e 5.215.622 demissões, com um saldo positivo de 313.835. As admissões caíram 9,6% e as demissões subiram 10,5% no intervalo de um ano.

Todos os setores econômicos registraram saldo negativo de empregos em abril, mês inteiramente afetado pela pandemia do novo coronavírus, conforme dados do Caged. O fechamento foi puxado pelo setor de serviços, seguido pelo comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas. No acumulado de janeiro a abril, apenas o setor de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura tiveram saldo positivo.

A última divulgação do cadastro de admissões e demissões de empregados com carteira aconteceu em 2019. Desde então, o anúncio das informações, que era feito mensalmente, foi suspenso.

Segundo o governo, as empresas estão tendo dificuldades de enviar os dados por conta de mudanças no programa eSocial e devido às medidas de isolamento social provocadas pela pandemia de Coronavírus, que fechou escritórios.

Governo Federal aplica medidas para  manter empregos

Em função das restrições de circulação de pessoas e ações de combate ao Coronavírus, o governo federal instituiu em 1º de abril, a Medida Provisória 936/2020, que determina a criação do Programa Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda. Entre abril e maio já foram preservados mais de 8,1 milhões de empregos no país. O programa prevê redução da jornada de trabalho em 25 ou 50% e a suspensão de contratos, além do auxílio emergencial no valor de R$ 600 para trabalhadores intermitentes com contrato de trabalho formalizado.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE