Aterro é destaque no uso de tecnologias para tratar resíduos

Ponta Grossa

29 de maio de 2020 15:22

Da Redação


Relacionadas

App de transporte chega a PG para concorrer com Uber e 99

Ciclista fica ferido em acidente com moto em PG

Viatura do Samu se envolve em acidente no centro de PG

Duas pessoas são presas por agredir mulher em PG
Pesquisador do FMI realiza palestra on-line sobre economia
Adolescente em moto é flagrado com drogas em PG
Caic cadastra novos alunos para 2021
CTR Vila Velha não apresenta pássaros e também não gera chorume, diferenciais que atraíram a visita de consultorias ambientais Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

CTR Vila Velha não apresenta pássaros e também não gera chorume,  diferenciais que atraíram a visita de consultorias ambientais

O Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) Vila Velha é um empreendimento da empresa Zero Resíduos, instalado na cidade de Teixeira Soares, porém a menos de 15km de Ponta Grossa. Atualmente, mais de 9 mil toneladas de lixo são depositadas no aterro mensalmente, e para essa destinação final são utilizadas técnicas modernas e sustentáveis que permitem uma operação segura sem qualquer tipo de dano ao meio ambiente ou à população. 

O aterro sanitário é apenas um dos serviços do CTR Vila Velha. Há também um processo de triagem de resíduos recicláveis, onde ocorre a separação e a valorização desses resíduos, e a compostagem, um processo natural que transforma a matéria orgânica em composto orgânico – utilizado como condicionador de solos, pois é rico em nutrientes.

Já o aterro sanitário foi projetado, licenciado e construído para disposição final de resíduos não perigosos provenientes de indústrias, comércios e residências, e obedece a dezenas de leis, regulamentos e normas com o principal objetivo de não prejudicar o meio ambiente nem comunidades circunvizinhas. 

Visita Cia Ambiental 

Recentemente, a empresa Companhia Ambiental, referência em assessoria técnica na área de meio ambiente, realizou uma visita técnica ao CTR Vila Velha, e o Diretor Executivo da empresa, Pedro Dias Fuentez, deu o seu depoimento sobre a impressão que teve do empreendimento:  “Para nós da Cia Ambiental foi uma grata surpresa conhecer o CTR Vila Velha e verificar seu modelo de gestão inovador para aterros, que garante qualidade na gestão de resíduos sólidos, com método de cobertura com manta, eliminando a entrada de excesso de água nas valas do aterro, bem como a presença de vetores e a geração de grande volumes de chorume, pois reduz drasticamente esses volumes. 

Nossa visita foi muito proveitosa e seguramente poderemos indicar o CTR Vila Velha para nossos clientes que necessitam de aterros licenciados e de qualidade para disposição de seus resíduos sólidos.”

Vicente Nadal Neto é engenheiro civil e responsável técnico do CTR Vila Velha. Ele explica que a utilização de técnicas modernas faz o CTR ser completamente seguro e adequado. “Operamos o aterro com alta tecnologia a favor do meio ambiente. Isso evita a propagação de mal cheiro e não atrai aves. Além de, é claro, evitar ao máximo a produção de chorume”, comenta. Estas são apenas algumas das técnicas utilizadas como forma de garantir a disposição adequada dos resíduos.

Conheça mais sobre o CTR Vila Velha, acesse o site www.ctrvilavelha.com.br. Entre contato pelo e-mail [email protected]  ou pelo telefone (42) 3220-0300. 

PUBLICIDADE

Recomendados