Aterro é destaque no uso de tecnologias para tratar resíduos

Ponta Grossa

29 de maio de 2020 15:22

Da Redação


Relacionadas

Corpo encontrado tinha cortes no pescoço e foi amordaçado

Corpo amarrado é encontrado em estrada rural em PG

PG tem mais uma morte suspeita pelo novo coronavírus

PM detém mulheres ligadas ao tráfico de drogas
Homem foge após agredir esposa e enteada em PG
Condutor atropela e foge sem prestar socorro; vítima morre
Fiscalização autua 5 estabelecimentos por ‘furar’ decreto
CTR Vila Velha não apresenta pássaros e também não gera chorume, diferenciais que atraíram a visita de consultorias ambientais Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

CTR Vila Velha não apresenta pássaros e também não gera chorume,  diferenciais que atraíram a visita de consultorias ambientais

O Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) Vila Velha é um empreendimento da empresa Zero Resíduos, instalado na cidade de Teixeira Soares, porém a menos de 15km de Ponta Grossa. Atualmente, mais de 9 mil toneladas de lixo são depositadas no aterro mensalmente, e para essa destinação final são utilizadas técnicas modernas e sustentáveis que permitem uma operação segura sem qualquer tipo de dano ao meio ambiente ou à população. 

O aterro sanitário é apenas um dos serviços do CTR Vila Velha. Há também um processo de triagem de resíduos recicláveis, onde ocorre a separação e a valorização desses resíduos, e a compostagem, um processo natural que transforma a matéria orgânica em composto orgânico – utilizado como condicionador de solos, pois é rico em nutrientes.

Já o aterro sanitário foi projetado, licenciado e construído para disposição final de resíduos não perigosos provenientes de indústrias, comércios e residências, e obedece a dezenas de leis, regulamentos e normas com o principal objetivo de não prejudicar o meio ambiente nem comunidades circunvizinhas. 

Visita Cia Ambiental 

Recentemente, a empresa Companhia Ambiental, referência em assessoria técnica na área de meio ambiente, realizou uma visita técnica ao CTR Vila Velha, e o Diretor Executivo da empresa, Pedro Dias Fuentez, deu o seu depoimento sobre a impressão que teve do empreendimento:  “Para nós da Cia Ambiental foi uma grata surpresa conhecer o CTR Vila Velha e verificar seu modelo de gestão inovador para aterros, que garante qualidade na gestão de resíduos sólidos, com método de cobertura com manta, eliminando a entrada de excesso de água nas valas do aterro, bem como a presença de vetores e a geração de grande volumes de chorume, pois reduz drasticamente esses volumes. 

Nossa visita foi muito proveitosa e seguramente poderemos indicar o CTR Vila Velha para nossos clientes que necessitam de aterros licenciados e de qualidade para disposição de seus resíduos sólidos.”

Vicente Nadal Neto é engenheiro civil e responsável técnico do CTR Vila Velha. Ele explica que a utilização de técnicas modernas faz o CTR ser completamente seguro e adequado. “Operamos o aterro com alta tecnologia a favor do meio ambiente. Isso evita a propagação de mal cheiro e não atrai aves. Além de, é claro, evitar ao máximo a produção de chorume”, comenta. Estas são apenas algumas das técnicas utilizadas como forma de garantir a disposição adequada dos resíduos.

Conheça mais sobre o CTR Vila Velha, acesse o site www.ctrvilavelha.com.br. Entre contato pelo e-mail [email protected]  ou pelo telefone (42) 3220-0300. 

PUBLICIDADE

Recomendados