Projeto da UEPG é selecionado para fase regional de premiação | aRede
PUBLICIDADE

Projeto da UEPG é selecionado para fase regional de premiação

Convênio entre a universidade e o Depen prevê ações voltadas à reinserção de detentos ao ambiente social.

Convênio entre a universidade e o Depen prevê ações voltadas à reinserção de detentos ao ambiente social.
Convênio entre a universidade e o Depen prevê ações voltadas à reinserção de detentos ao ambiente social. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Convênio entre a universidade e o Depen prevê ações voltadas à reinserção de detentos ao ambiente social.

O projeto desenvolvido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em parceria com o Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (DEPEN) através da Direção da Unidade de Progressão (UP 1), foi selecionado para a fase regional da 17ª edição do Prêmio Innovare. O convênio entre ambas as instituições prevê ações voltadas à reinserção de detentos ao ambiente social.

 A medida envolve diretamente o Núcleo de Estudo e Acompanhamento da Vara de Execuções Penais de Ponta Grossa, coordenado pelo professor Rauli Gross Junior. O docente, que também é chefe de Gabinete da Reitoria da UEPG, destaca a importância das ações para a reinserção social dos detentos, que trabalham na universidade e ainda participam de programas de capacitação profissional.

“O projeto teve um excelente retorno tanto por parte dos apenados quanto em relação à comunidade acadêmica.  Temos detentos em vários canteiros de trabalho, como na biblioteca e no Museu dos Campos Gerais – na área de restauração de livros e documentos, na marcenaria, na jardinagem e na parte de manutenção do Campus, por exemplo. A ideia principal é dar uma oportunidade de trabalho e dentro do possível auxiliar na capacitação da mão de obra, aproximando o apenado da sociedade”, explica Rauli.

O Prêmio Innovare pretende selecionar como prática Destaque a iniciativa que represente os melhores esforços para a Defesa da Liberdade. Este ano, o tema é livre para as categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania.

O chefe de gabinete da UEPG conta que já participou, juntamente com a direção da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa, de outras 3 edições do Prêmio Innovare com a inscrição de outras iniciativas. “Este ano, conversei com o diretor da Unidade de Progressão (UP l) junto a PEPG, Bruno José Propst, que através da sua secretaria fez a inscrição do projeto”, explica.

O convênio realizado com o Depen integra várias áreas da UEPG, como o Gabinete da Reitoria, Proad, Precam, Bicen, Museu Campos Gerais, entre outras diretorias da instituição. “É a Universidade Pública rompendo barreiras em busca da inclusão social”, reforça Rauli.

Com informações da Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE