Reitor da UniCesumar é nomeado conselheiro do CNE

Ponta Grossa

10 de julho de 2020 15:47

Da Redação


Relacionadas

Piloto de moto e garupa têm fêmur fraturado após colisão

Município confirma mais 19 casos de coronavírus em PG

Obras da fase 2 do Lago de Olarias irão iniciar nesta semana

Jovem perde controle de veículo e atinge carros parados
Carro capota após colisão no bairro Órfãs
Homem agride companheira e ameaça matar filho de 7 meses
1º BPM realiza Operação Ostensividade II em PG
Wilson de Matos Silva foi nomeado para o cargo de conselheiro da Câmara de Educação Superior Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Presidente da República nomeou Wilson de Matos Silva como conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação

O reitor da UniCesumar, Prof. Wilson de Matos Silva, foi nomeado para o cargo de conselheiro da Câmara de Educação Superior, do Conselho Nacional de Educação (CNE), conforme decreto de 9 de julho de 2020. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (10).

Para o reitor da UniCesumar, a nomeação representa um novo desafio e mais uma oportunidade de debater políticas públicas e ações que vão impactar o futuro da educação no Brasil. "Estou muito honrado pela indicação para compor a Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação, órgão com atribuições normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministério da Educação e responsável pelas diretrizes das principais políticas educacionais do Brasil. Fazer parte do CNE é debater o presente e o futuro da educação do país, pois é pelo conhecimento que iremos transformar a nossa sociedade. Só teremos verdadeiramente a justiça social, quando todos tiverem acesso à educação de qualidade".

Dentre as principais funções do conselho da Câmara de Educação Superior do CNE, estão: subsidiar a elaboração e acompanhar a execução do Plano Nacional de Educação; manifestar-se sobre questões que abranjam mais de um nível ou modalidade de ensino; assessorar o Ministro da Educação no diagnóstico dos problemas e deliberar sobre meios para aperfeiçoar os sistemas de ensino; manter o intercâmbio com os sistemas de ensino dos Estados e do Distrito Federal; analisar e emitir parecer sobre assuntos da área educacional e sobre questões relativas à aplicação da legislação educacional, no que se refere à integração entre os diferentes níveis e modalidades de ensino.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

O Conselho Nacional de Educação é um órgão independente, composto por 24 membros, dividido entre as Câmaras de Educação Básica e Superior. O CNE tem por missão a busca democrática de alternativas e mecanismos institucionais que possibilitem, no âmbito de sua esfera de competência, assegurar a participação da sociedade no desenvolvimento, aprimoramento e consolidação da educação nacional de qualidade. É um órgão recursal do sistema educacional que promove a participação das várias forças sociais, culturais e econômicas, tendo em vista a conciliação social e a formação de consensos alargados em matéria de Educação.

TRAJETÓRIA EDUCACIONAL

Wilson de Matos Silva tem currículo extenso no setor de educação e atua na área desde 1971. Fundou a UniCesumar, é membro de importantes Conselhos e Associações da área educacional, como: Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES); Associação Nacional dos Centros Universitários (ANACEU); Conselho de Reitores das Universidades Brasileira (CRUB), entre outros. Também participa do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá, do Centro de Inovação de Maringá e da Associação Comercial e Empresarial de Maringá. Nas legislaturas 53ª e 54ª assumiu cadeira no Senado Federal como suplente, exercendo a vaga na condição de titular em 2007 e em 2014, apresentando 14 projetos de lei voltados à melhoria da educação no Brasil. Entre os projetos, apresentou o PL 255/2014, que institui a escola de tempo integral no ensino fundamental e o PL 312/2014, que estabelece frequência mínima, na educação básica, de oitenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação. O reitor da UniCesumar também atuou em diversas missões internacionais, estabelecendo convênios com instituições educacionais em diversos países.

Casado há 51 anos com Rosemary de Oliveira Kendrick e Silva, pai de quatro filhos (Ludhiana, Wilson Filho, Wesley e William), Wilson Matos é reconhecido por seu olhar visionário e por desenvolver projetos inovadores relacionados a qualidade do ensino superior. Por sua trajetória, foi homenageado com o título de Cidadão Benemérito do Estado do Paraná, a Comenda Ordem Estadual do Pinheiro, títulos de cidadania nas cidades de Maringá, Paiçandu e Ponta Grossa, entre outras.

PUBLICIDADE

Recomendados