Professora lança manuais sobre comportamento dos animais | aRede
PUBLICIDADE

Professora lança manuais sobre comportamento dos animais

Os manuais trazem explicações práticas, testes, tipos de exames, comportamento, entre outras explanações que possibilitam médicos veterinários e tutores de animais a compreender e promover o reconhecimento de diversas emoções dos animais

A Médica Veterinária e Diretora de Relações Institucionais das Faculdades Cescage, Prof. Dra. Érika Zanoni Fagundes Cunha, lançou sete manuais sobre comportamentos de animais e seus tutores.
A Médica Veterinária e Diretora de Relações Institucionais das Faculdades Cescage, Prof. Dra. Érika Zanoni Fagundes Cunha, lançou sete manuais sobre comportamentos de animais e seus tutores. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os manuais trazem explicações práticas, testes, tipos de exames, comportamento, entre outras explanações que possibilitam médicos veterinários e tutores de animais a compreender e promover o reconhecimento de diversas emoções dos animais

A Médica Veterinária e Diretora de Relações Institucionais das Faculdades Cescage, Prof. Dra. Érika Zanoni Fagundes Cunha, lançou sete manuais sobre comportamentos de animais e seus tutores. Os e-books digitais foram preparados nos últimos meses pela professora, que é doutora pela UFPR, pós graduanda em Neurogestão e possui experiência na área de comportamento, atuando com neurogestão, neurociência, estresse, transtornos mentais, intervenções assistidas por animais e meio ambiente. 

Os manuais trazem explicações práticas, testes, tipos de exames, comportamento, entre outras explanações que possibilitam médicos veterinários e tutores de animais a compreender e promover o reconhecimento de diversas emoções dos animais. Os e-books digitais podem ser adquiridos pelo telefone (42) 99909-0043. “A pesquisa é uma contribuição para o avanço dos estudos a respeito do reconhecimento e identificação dos transtornos psiquiátricos dos animais e seu conteúdo se presta como alerta e encorajamento para os profissionais que atuam na melhoria do bem-estar animal”, revelou a pesquisadora.

MANUAL DA ANSIEDADE DOS CÃES

Muitos tutores não consultam espontaneamente o médico veterinário acerca dos problemas comportamentais, talvez porque não percebam que este profissional tenha alternativas para resolver a situação. Para atender às necessidades desses animais, dos tutores e com o objetivo de melhorar a relação entre eles, existe uma especialidade na medicina veterinária ‘denominada psiquiatria’, que consiste na tríade de aconselhamento psicológico ao tutor, manejo do ambiente e terapia farmacológica. O vínculo entre os seres humanos e animais poderia ser muito melhor se os humanos não criassem expectativas demasiadamente humanas. O conhecimento sobre as necessidades internas do animal, gera informações sobre como promover bem-estar. 

TRANSTORNOS MENTAIS NOS ANIMAIS

Renomados autores concordam que os problemas relacionados ao medo, à ansiedade e a depressão se apresentam com frequência em animais e salientam a importância de estudos na área; bem como a necessidade do desenvolvimento e da adaptação de instrumentos (escalas) que mensurem a qualidade de vida dos animais em cativeiro. O aprimoramento e evolução de tais pesquisas facilitarão determinar melhores critérios de diagnósticos, a identificação e o reconhecimento dos transtornos mentais nos animais, contribuindo, assim, para o trabalho dos clínicos, zoólogos e cuidadores. 

EMOÇÃO E ESTRESSE SOA ANIMAIS

Durante toda a vida, os animais se defrontam com situações difíceis e estressantes que são capazes de desencadear respostas neuroendócrinas, levando a ajustes no comportamento e na fisiologia, para maximizar a probabilidade de sobrevivência. Respostas neuroendócrinas aos desafios biológicos são rápidas e reflexas, principalmente através do envolvimento do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA). A presença dessas emoções intensas pode alterar a funcionalidade cerebral modificando estratégias de enfrentamento do indivíduo e influenciar também na sua qualidade de vida, especialmente sob condições de restrição de liberdade. O conhecimento acerca da neuroanatomia, neurofisiologia e do conceito de bem-estar animal podem renovar a atenção para esse sistema complexo e promover uma possível estratégia para o tratamento de condições neuropsiquiátricas em animais. Esta revisão tem por objetivo atrair a atenção para a importância de estudos colaborativos das bases biológicas das emoções e estresse dos animais.

COMPORTAMENTO DOS CÃES

Hoje em dia com o estreitamento do relacionamento entre os humanos e animais não humanos, observamos uma mudança em relação aos cuidados com esses. Atualmente, os pets são considerados membros das famílias e os tutores se responsabilizam por eles, envolvidos em uma atividade paterna. Várias dificuldades ambientais podem alterar o comportamento dos animais. Um comportamento anormal pode ajudar um indivíduo a lidar com a situação, mas ainda é um indicador de que o bem-estar é pobre. Ao longo da evolução, os animais desenvolveram habilidades para aumentar seu processo com os humanos, e no manual explicamos esses sentidos. 

MANUAL DESCOMPLICADO PARA INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS NA MEDICINA VETERINÁRIA

Este manual oferece aos médicos veterinários informações úteis a respeito da coleta de material a ser enviado ao laboratório veterinário. Contêm, também, os passos a serem seguidos, noções de armazenamento e a importância de cada exame. A confiabilidade dos testes laboratoriais realizados e a interpretação dos resultados dependem, primariamente, da qualidade da amostra recebida. Para cada exame há uma forma correta de coleta, conservação e envio.

AUXÍLIO NOS PARTOS DAS CADELAS

O parto natural, que transcorre normalmente, é chamado de eutocia e as dificuldades encontradas durante a expulsão do feto é chamada de distocia. O médico veterinário precisa estar atento, monitorar o parto e, se necessário, realizar as manobras obstétricas. O objetivo deste material é fornecer aos clínicos e estudantes de medicina veterinária, informações sobre a assistência ao trabalho de parto, parto e pós-parto de cadelas.

MANUAL DAS EMOÇÕES FELINAS

Atualmente temos observado um aumento da procura pela companhia de felinos para animais de estimação por sua independência, higiene e personalidade. O tutor precisa ter a consciência de que os gatos são animais diferenciados e necessitam de um ambiente complexo e este está intrinsecamente vinculado à sua saúde física, bem-estar emocional e comportamento do animal.   O objetivo deste material é fornecer aos clínicos, estudantes de Medicina Veterinária e tutores, informações sobre essa nova ciência que é o bem-estar animal, com ênfase no comportamento felino, que vem ganhando espaço com o fim de promover e garantir condições para que os animais possam viver com satisfação sob o domínio do homem.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE