Aliel comemora aprovação do Fundeb permanente | aRede
PUBLICIDADE

Aliel comemora aprovação do Fundeb permanente

Fundo de Financiamento da Educação acabaria em dezembro. Proposta foi aprovada na Câmara e agora segue para votação no Senado

Imagem ilustrativa da imagem Aliel comemora aprovação do Fundeb permanente
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Fundo de Financiamento da Educação acabaria em dezembro. Proposta foi aprovada na Câmara e agora segue para votação no Senado

O deputado federal Aliel Machado (PSB) comemorou a aprovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O parlamentar usou as redes sociais para agradecer a mobilização da sociedade e falou da importância do Fundo para a Educação e para o futuro do país. 

“A aprovação do Fundeb permanente é uma grande vitória. O Fundo é de fundamental importância para o futuro do nosso país. O Governo estava articulando para que encerrasse já em 2021. Mas a mobilização da sociedade e das entidades que defendem a Educação foi determinante para a aprovação na Câmara. Agora precisamos acompanhar a votação no Senado”, alertou ele. 

O relatório da deputada Professora Dorinha (DEM-TO) da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/15 foi aprovado em dois turnos e garante o financiamento do Governo Federal de forma permanente. Pelo texto, a participação da União no fundo será de 12% em 2021; 15% em 2022; 17% em 2023; 19% em 2024; 21% em 2025; 23% em 2026. Atualmente, o governo federal aporta no Fundeb 10% da contribuição total dos estados e municípios. 

“Esse texto significa uma maior valorização dos professores e pode elevar o nosso país para um outro patamar, pois garante esse direito dentro da Constituição”, analisa Aliel. 

O parlamentar ainda destacou que grande parte dos impostos está concentrado no Governo Federal, por isso a União precisa assumir essa participação maior e mais efetiva. Segundo Aliel, a não aprovação seria uma perda irreparável aos municípios. "O Governo tem estabelecido prioridades equivocadas para os serviços públicos. Ficou um período grande sem ministro da Educação e além disso teve quatro trocas na pasta durante um ano e meio”, afirma.

Agora a matéria segue para o Senado Federal e também precisa ser aprovada em dois turnos com votação qualificada, ou seja, 49 votos favoráveis.

As informações são da assessoria. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE