Clube da Robótica e UEPG se unem pra criar respirador | aRede
PUBLICIDADE

Clube da Robótica e UEPG se unem pra criar respirador

As entidades parceiras estão trabalhando no protótipo desde o final do mês de março

As entidades parceiras estão trabalhando no protótipo desde o final do mês de março
As entidades parceiras estão trabalhando no protótipo desde o final do mês de março -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As entidades parceiras estão trabalhando no protótipo desde o final do mês de março

O Clube da Robótica assinou convênio com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) para a prototipagem de um respirador de baixo custo. O aparelho se tornou primordial diante da pandemia do Coronavírus e vem sendo vendido a quase R$ 200 mil pelos chineses, um dos únicos fabricantes do mundo. "A ideia veio da possibilidade de fazer um equipamento mais barato e que atendesse a necessidade mínima de um paciente acometido pela COVID 19", explicou o professor do Departamento de Engenharia Civil da instituição, Elias Pereira. O docente havia lido matérias sobre os equipamentos da NASA e MIT, e também da USP. "Então surgiu a ideia de montar algo parecido dentro da Universidade", completou.

A expertise da programação e protótipos com arduíno levou a UEPG a procurar o Clube da Robótica para se juntar ao projeto. "Já nos envolvemos com instituições de ensino e também empresas em projetos que buscam soluções e utilizam programação e robótica para isso", contou o CEO do Clube, Evandro Kafka, destacando que o convite foi muito bem aceito. "Ter o reconhecimento de uma instituição como a UEPG e ter sido indicado por outros profissionais é ótimo", avalia.

O reitor da Universidade, Miguel Sanches Neto ressaltou a importância do convênio. "Esta parceria entre a UEPG  e o Clube de Robótica para a desenvolvimento de um ventilador pulmonar alternativo muito nos orgulha, primeiramente por ser uma das parcerias e ações da nossa instituição no enfrentamento à pandemia e, em especial, por poder, quando pronto, salvar vidas de pacientes com Covid-19", avalia.

As entidades parceiras estão trabalhando no protótipo desde o final do mês de março e estão confiantes na sua usabilidade. "A expectativa é de realizar testes já nas próximas semanas", prevê o professor, que conta com a parceria de profissionais do Hospital Universitário Regional para a testagem. Foi Pereira que, antes de convidar o Clube da Robótica, fez os primeiros modelos em sua casa mesmo. "Como trabalho bastante com equipamentos mecânicos e elétricos montei o primeiro protótipo em casa, mas percebi que iria precisar de ajuda principalmente  na programação", disse.

Para a montagem do protótipo, o Clube da Robótica contou com colaboração mirim. "Escolhi os alunos mais experientes do Clube e os chamei para ajudar no projeto", contou Kafka. Foi então que os meninos Matheus Gorte, Bernardo Rosas e Ricardo Fidélis, de 13, 14 e 15 anos respectivamente foram envolvidos no projeto. "Os meninos já estão há um tempo acompanhando o Clube, aprendendi robótica e programação. Mas participar de um projeto deste nível nos deixa muito orgulhosos", destaca a mãe do Matheus, Vanessa.

O protótipo

O respirador que está sendo montado na Universidade segue os parâmetros médicos mínimos para o controle do paciente. "O volume de ar injetado, vezes que o ambu é acionado por minuto, delay entre expiração e inspiração e velocidade de acionamento do ambu", exemplifica o professor. Os custos para a montagem do respirador ficaram em torno de R$ 1 mil.

O convênio entre as duas entidades foi publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 22. 

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE