Prefeitura e UEPG oferecem Terapia Comunitária on-line

Ponta Grossa

28 de julho de 2020 11:20

Da Redação


Relacionadas

Construtora entrega unidades atendendo público jovem

Prestes entrega residencial e se destaca junto ao público jovem

Setor empresarial de PG ganha novo grupo do 'BNI'

Comércio de PG se recupera e vendas crescem em julho
PG retorna ao limite prudencial de gastos com pessoal
Primeiro debate do 1º turno tem regras definidas
Elizabeth vai executar três novos lagos no Parque de Olarias
O encontro acontece na plataforma Google Meet e cada integrante recebe minutos antes da atividade o link para a reunião. Foto: Reprodução/UEPG
PUBLICIDADE

A TCI foi criada pelo professor cearense Adalberto Barreto e é um espaço de fala e expressão das situações de sofrimento

Diante do contexto de pandemia de covid-19, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio da Diretoria de Qualidade de Vida da Pró-reitoria de Recursos Humanos, também realiza a Terapia Comunitária Integrativa (TCI), um encontro virtual que traz suporte psíquico à comunidade. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal e agora recebe a parceria da UEPG.

A roda de conversa Terapia Comunitária Integrativa é um espaço de fala e de escuta ativa e amorosa, onde o diálogo acontece de forma online e a comunidade tem um momento de partilha. A coordenadora do projeto de TCI em Ponta Grossa, Tereza Miranda, destaca a importância deste espaço para a comunidade. “É de fundamental importância pelo que a gente está vivendo, porque neste momento as pessoas estão mais tensas e com diversas incertezas a respeito do que advém da realidade da pandemia” enfatiza.

A assistente social da UEPG, Cleunice de Souza, aponta para a eficácia deste serviço comunitário. “A TCI é um método de extrema importância porque visa promover e prevenir a saúde, a partir do momento que o sujeito fala das suas dores e angústias. Quando falamos do que sentimos, isto já se torna curativo e passamos a olhar para experiência do outro com acolhimento” afirma.

Para Souza, mesmo com a dificuldade se comunicar a distância, a terapia é fundamental para estabelecer vínculos. “Os encontros à distância não são um problema, pelo contrário, neste momento você não se sente só, sabe que outras pessoas estão te acolhendo, te ouvindo com amorosidade e você está estabelecendo vínculos no processo” completa.

A TCI foi criada pelo professor cearense Adalberto Barreto e é um espaço de fala e expressão das situações de sofrimento. O projeto surgiu no ano de 1987 no Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, em resposta à necessidade de saúde integral de população em sofrimento psíquico, e hoje está disperso por todo o país.

Os interessados em participar da Terapia Comunitária devem entrar em contato com as organizadoras para serem incluídos no diálogo da TCI. O encontro acontece na plataforma Google Meet e cada integrante recebe minutos antes da atividade o link para a reunião.

Para obter mais informações e se inscrever no TCI, os contatos são: (42) 99984-8698, (42) 99950-7649 e (42) 99833-6259

Informações UEPG

PUBLICIDADE

Recomendados