Prefeitura e UEPG oferecem Terapia Comunitária on-line | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitura e UEPG oferecem Terapia Comunitária on-line

A TCI foi criada pelo professor cearense Adalberto Barreto e é um espaço de fala e expressão das situações de sofrimento

O encontro acontece na plataforma Google Meet e cada integrante recebe minutos antes da atividade o link para a reunião.
O encontro acontece na plataforma Google Meet e cada integrante recebe minutos antes da atividade o link para a reunião. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A TCI foi criada pelo professor cearense Adalberto Barreto e é um espaço de fala e expressão das situações de sofrimento

Diante do contexto de pandemia de covid-19, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio da Diretoria de Qualidade de Vida da Pró-reitoria de Recursos Humanos, também realiza a Terapia Comunitária Integrativa (TCI), um encontro virtual que traz suporte psíquico à comunidade. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal e agora recebe a parceria da UEPG.

A roda de conversa Terapia Comunitária Integrativa é um espaço de fala e de escuta ativa e amorosa, onde o diálogo acontece de forma online e a comunidade tem um momento de partilha. A coordenadora do projeto de TCI em Ponta Grossa, Tereza Miranda, destaca a importância deste espaço para a comunidade. “É de fundamental importância pelo que a gente está vivendo, porque neste momento as pessoas estão mais tensas e com diversas incertezas a respeito do que advém da realidade da pandemia” enfatiza.

A assistente social da UEPG, Cleunice de Souza, aponta para a eficácia deste serviço comunitário. “A TCI é um método de extrema importância porque visa promover e prevenir a saúde, a partir do momento que o sujeito fala das suas dores e angústias. Quando falamos do que sentimos, isto já se torna curativo e passamos a olhar para experiência do outro com acolhimento” afirma.

Para Souza, mesmo com a dificuldade se comunicar a distância, a terapia é fundamental para estabelecer vínculos. “Os encontros à distância não são um problema, pelo contrário, neste momento você não se sente só, sabe que outras pessoas estão te acolhendo, te ouvindo com amorosidade e você está estabelecendo vínculos no processo” completa.

A TCI foi criada pelo professor cearense Adalberto Barreto e é um espaço de fala e expressão das situações de sofrimento. O projeto surgiu no ano de 1987 no Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, em resposta à necessidade de saúde integral de população em sofrimento psíquico, e hoje está disperso por todo o país.

Os interessados em participar da Terapia Comunitária devem entrar em contato com as organizadoras para serem incluídos no diálogo da TCI. O encontro acontece na plataforma Google Meet e cada integrante recebe minutos antes da atividade o link para a reunião.

Para obter mais informações e se inscrever no TCI, os contatos são: (42) 99984-8698, (42) 99950-7649 e (42) 99833-6259

Informações UEPG

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE