Período decisivo para formação das chapas começa em agosto | aRede
PUBLICIDADE

Período decisivo para formação das chapas começa em agosto

Com a mudança no calendário eleitoral por conta da pandemia de covid-19, próximo mês terá as primeiras definições de chapas e início de convenções

Para este ano, eleitor não usará a biometria por causa do risco de contágio pelo novo coronavírus
Para este ano, eleitor não usará a biometria por causa do risco de contágio pelo novo coronavírus -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com a mudança no calendário eleitoral por conta da pandemia de covid-19, próximo mês terá as primeiras definições de chapas e início de convenções

Com o adiamento das eleições municipais para novembro por causa da pandemia do novo coronavírus, o mês de agosto será decisivo para o pleito em Ponta Grossa. É neste período que começam as convenções partidárias que irão confirmar as candidaturas majoritárias e as coligações formadas para a briga por vagas na Câmara Municipal e pela Prefeitura. Ainda no início do mês, alguns nomes já devem ser confirmados na disputa pelo Executivo, que acontecerá nos dias 15 e 29 de novembro.

O calendário definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabelece que a partir do dia 11 de agosto as emissoras de rádio e TV ficam proibidas de transmitir programas apresentados ou comentados por pré-candidatos. Dessa forma, ainda no começo do mês já será possível descobrir se o apresentador Jocelito Canto (PSC) de fato pretende disputar a Prefeitura novamente ou se deixará seu retorno para a vida pública para 2022. Para isso, ele deverá se afastar da Rede Massa, onde apresenta de segunda a sexta o programa Tribuna da Massa, e do comando do programa O Repórter, transmitido via redes sociais. Suas filhas Mabel e Jocemeuri (PSC), que também participam dos programas transmitidos via redes sociais, também deverão sair do ar caso pretendam integrar alguma chapa nas eleições de novembro.

Outro nome que deve ‘sair do ar’ é Ricardo Zampieri (Republicanos), que diariamente participa de um programa de rádio na rádio MZ FM. Como o atual prefeito, Marcelo Rangel (PSDB), não será candidato nesta eleição, ele não deve ser submetido à mesma regra e poderá continuar apresentando seu programa na Rádio Mundi.

Já a partir do dia 15, qualquer candidato fica proibido de comparecer a inaugurações de obras públicas. As conversas de bastidores devem se intensificar para que os principais nomes que disputarão os cargos no Executivo e Legislativo sejam definidos e colocados em votação nas convenções partidárias – pelo calendário eleitoral do TSE, esses encontros poderão acontecer a partir de 31 de agosto até 16 de setembro, quando também encerra o prazo de definição das coligações.

Urnas eletrônicas são testadas no Paraná

Até o dia 14 de agosto, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realiza o 8º Simulado Nacional de Hardware para as Eleições 2020. Os testes são realizados por servidores de todas as secretarias do Tribunal. Atualmente, o regional paranaense conta com 25.712 urnas eletrônicas em todo o Estado. O simulado reproduz o estresse que os equipamentos sofrem em uma amostra estatística definida pelo TSE e, assim, é possível detectar, com antecedência, problemas que possam ocorrer nas eleições.

Pandemia

Membros do TSE se reúnem todas as semanas para montar uma cartilha com recomendações sanitárias afim de evitar a propagação do coronavírus para eleitores, mesários, fiscais dos partidos e agentes de segurança. O presidente do Tribunal, Luís Roberto Barroso, excluiu a necessidade da identificação biométrica, conforme orientações de infectologistas.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE