Média móvel: conheça a evolução da covid-19 em PG | aRede
PUBLICIDADE

Média móvel: conheça a evolução da covid-19 em PG

Levantamento mostra média móvel da doença na cidade. Números revelam crescimento ainda constante

Imagem ilustrativa da imagem Média móvel: conheça a evolução da covid-19 em PG
-

Afonso Verner e Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Levantamento mostra média móvel da doença na cidade. Números revelam crescimento ainda constante

A equipe de reportagem do portal aRede e do Jornal da Manhã realizou nesta sexta-feira (31)  um levantamento com os números de casos positivos da covid-19. Para compreender a evolução da doença na cidade, foram calculadas as médias móveis de cada semana desde o dia 21 de março, data de registro do primeiro caso e do primeiro boletim. Os números mostram que a média móvel segue crescendo na cidade. 

A média móvel é a soma dos sete dias da semana. Para fins de análise, foram consideradas semanas de quinta a quinta-feira - isso porque o último boletim foi divulgado nesta quinta-feira (30). As médias móveis revelam que, apesar das variações de novos casos em cada um dos dias da semana, as médias móveis semanais ainda são crescentes na cidade. 

Ao avaliar a média móvel, que analisa uma semana inteira, até a primeira semana de maio, entre os dias 1 e 7, ela não passou de uma contaminação por dia - esse período inclui o período de seis semanas, entre 20 de março e 30 de abril. Inclusive, na semana entre 3 e 9 de abril a média móvel foi zero - não houve registro de casos da covid-19 em Ponta Grossa.  

Nestes primeiros sete dias do mês de maio, foram quatro casos registrados. Já na semana seguinte (8 a 14 de maio), a média móvel saltou para oito casos, o que representa aumento de 100%, atingindo 1,14 caso por dia.

Na semana seguinte, de 15 a 21 de maio, houve o maior crescimento da média móvel, de 162%, pelas contaminações chegarem a 21, ou seja, três contaminações por dia. Na semana seguinte houve a queda de um caso, para 20, mas desde então, em todas as semanas houve crescimento na média móvel. 

Essa média chegou a 10 casos por dia na semana entre 12 e 18 de junho e cresceu em 61% na semana seguinte, para 16,5 casos. A medida chega a 27 casos por dia na primeira semana de julho, entre os dias 3 e 9.

Explosão de casos em julho

O levantamento mostra que os casos mais que triplicaram em julho. Até 30 de junho, Ponta Grossa tinha contabilizado 421 casos da doença. Porém, depois disso, foram 952 casos entre 1º de julho e 30 de julho. Até 31 de maio Ponta Grossa tinha 77 pessoas infectadas, número que saltou para 344 apenas no decorrer de junho. 

Desde o começo de julho, Ponta Grossa também registra, semana a semana, um aumento no número de contaminados. Na semana entre os dias 3 e 9 de julho, foram 190 novos casos registrados na cidade, número que subiu para 196 entre os dias 10 e 16 de julho. Depois disso, a alta foi ainda maior: 248 novos casos entre 17 e 23 de julho, e chegando ao pico de 275 de 24 a 30 de julho.

Elevação semanal

Através desses dados, é possível observar o crescimento da média móvel no município, que considera uma evolução semanal, na comparação com a semana anterior. Especialistas apontam essa média como a mais confiável, por não ser impactada pelas sazonalidades dos fins de semana e inícios de semana, quando há uma redução no número de testes realizados, e com isso pega todos os resultados daquela sequência de dias.

Os números revelam que a média móvel do município cresceu 10,8% nesta última semana, da sexta-feira (24) até ontem (30), na comparação a semana imediatamente anterior. O cálculo aponta que nestes sete dias, a média de contaminação foi de 39,2 pessoas por dia, enquanto que na semana anterior, essa média era de 35,4 pessoas contaminadas diariamente. 

Na semana anterior (entre 17 e 23 de julho), o crescimento da média móvel foi ainda maior, 27,1% superior à evolução da semana anterior, tendo em vista que a média de contaminações entre 10 e 16 de julho foi de 27,8 pessoas por dia.

Casos ininterruptos há 78 dias

Outro dado interessante apontado no levantamento é que Ponta Grossa registra novos casos há 78 dias ininterruptos: desde 14 de maio, há a confirmação de pelo menos um caso por dia. Desde o início da pandemia, Ponta Grossa superou a marca de 10 contaminações, pela primeira vez, em 4 de junho, quando 11 pessoas foram infectadas. Já a marca de 30 infecções em um dia foi atingida em 25 de julho, e os 50 em um dia foram superados em 14 de julho. O pico diário foi confirmado no dia 22 de julho, com 89 casos. Por motivos de comparação, desde o início da pandemia, Ponta Grossa apenas superou a marca de 89 casos apenas no dia 4 de junho, ou seja, quase três meses depois do primeiro caso, em 21 de março. 

Mortes

Desde o início da Pandemia, Ponta Grossa acumula 13 mortes ocasionadas pelo novo coronavírus. Destas, apenas uma não foi registrada em julho, o primeiro óbito, confirmado dia 9 de junho, um homem de 68 anos. O restante das 12 mortes ocorreu entre 2 e 27 de julho, o que representa uma morte a cada dois dias. Entre os mortos, estão 11 mortos e duas mulheres, sendo apenas uma vítima confirmada sem comorbidade. A média de idade das vítimas fatais é de 56 anos.

Situação atual

O último boletim mostra que Ponta Grossa soma 1369 infectados desde o começo da pandemia, destes 722 estão recuperados (52,7% do total). O boletim destaca ainda que o município tem hoje 16 pacientes em UTI e outros 12 em leitos clínicos. A taxa de ocupação das UTIs é de 83,3%.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE