Advogado e escritor Wilson Comel morre em PG | aRede
PUBLICIDADE

Advogado e escritor Wilson Comel morre em PG

Óbito foi confirmado no início da tarde desta segunda-feira (3) pela Academia de Letras Campos Gerais

Wilson Jerônymo Comel, morreu nessa segunda-feira (3), aos 90 anos, em Ponta Grossa
Wilson Jerônymo Comel, morreu nessa segunda-feira (3), aos 90 anos, em Ponta Grossa -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Óbito foi confirmado no início da tarde desta segunda-feira (3) pela Academia de Letras Campos Gerais

O advogado e escritor Wilson Jerônymo Comel, morreu nessa segunda-feira (3), aos 90 anos, em Ponta Grossa. A informação é da Academia de Letras dos Campos Gerais, da qual ele foi o primeiro ocupante da cadeira número 8.

‘O acadêmico era muito querido por todos no meio acadêmico e será sempre lembrado por sua inteligência, bom humor, simpatia, cordialidade, além das qualidades como exímio escritor. Nossos sentimentos aos familiares’, diz a nota da academia.

Comel nasceu em 20 de junho de l930 em Lagoa Vermelha, Rio Grande do Sul, desmembrado em município de Nova Prata, depois Paraí, filho de Angelo Comel e Maria Busato Comel, ele alfaiate e ela do lar. Estudou no Colégio Nossa Senhora Medianeira, em Boa Vista do Erechim, RS, depois em Ponta Grossa, no Colégio Regente Feijó, e em Curitiba, no Internato Colégio Paranaense, onde concluiu o ginásio e o científico. No Internato, fez parte da Academia Anchieta (poesia e literatura) sob o pseudônimo Aristóteles, e Patrono Odorico Mendes (1947/1950). Foi Orador da Turma, quando de sua graduação no científico.​

Exerceu atividade jornalística no Diário dos Campos, em Ponta Grossa, em diversas épocas. Cursou a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, trabalhou no Banco Comercial do Paraná (depois Bamerindus, hoje HSBC), onde fundou O Bancial.

Foi agraciado, na UFPR, com o prêmio Professor Athos Morais de Castro Vellozo - melhor classificado no 5º ano (1957). Ainda em 1957, como Solicitador Acadêmico, demorou-se em Cruzeiro do Oeste, onde lecionou Latim no Ginásio Estadual, exercendo, além do mais, atividade de radialista e cronista na Rádio Difusora de Cruzeiro do Oeste. Em 1958 voltou a Ponta Grossa para exercer a advocacia.

Lecionou Economia Política na Faculdade de Direito (1959/1960); a seguir Direito Civil, até o ano de 2002. Ainda, deu aulas na Universidade Aberta para a 3ª Idade da UEPG, e na Escola da Magistratura do Paraná, Núcleo de Ponta Grossa, e Especialização em Metodologia do Ensino Superior, na UEPG.

Foi Árbitro no Juizado Especial de Pequenas Causas nos anos 1983 a 1985, Conselheiro Estadual e Federal da OAB/PR, Membro do Instituto dos Advogados/PR, Presidente da OAB, Subseção de Ponta Grossa, Membro do Conselho de Ensino e Pesquisa da UEPG – CEP, Presidente da Associação dos Professores, Região de Ponta Grossa, e ainda do Movimento Familiar Cristão, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município e do Serra Clube de Ponta Grossa. Recebeu Medalha Miguel de Quadros (OAB/PG - 2004) e Diploma 50 ANOS pelo exercício “ininterrupto e ilibado” da advocacia, da OAB/PR.

Além de sua produção técnica na área do Direito, desenvolveu atividade literária, com crônicas e artigos publicados em revistas, jornais e rádio: Imprensa Universitária da UEPG, Revista dos Tribunais, Revista da OAB, Revista do IAP/PR, Revista Jurídica da UEPG, Revista de Direito Civil e Processual Civil, jornal Diário dos Campos, Jornal da Manhã, O Estado do Paraná e Revista Advocatus (OAB/PG). Proferiu inúmeros discursos de paraninfo na Faculdade de Direito e pronunciamentos em comemorações solenes, públicas e privadas. É palestrante, debatedor, membro de Conselhos Editoriais e de Bancas Examinadores de concurso para o ensino superior na UEPG e na UEM. Publicou em 2019 a obra “Lagariço”, contendo crônicas, discursos e reflexões.

Foi eleito em 29 de abril de 2002 para a Academia de Letras dos Campos Gerais e tomou posse em 6 de agosto de 2002 como primeiro ocupante da cadeira nº 8, no Clube Ponta-Lagoa, sendo recepcionado por Luísa Cristina dos Santos Fontes.

Comel era casado com Nelsina Elizena Damo Comel, também integrante da ALCG, e deixou seis filhos: Neide, Denise, Marcos, Martha, Paola e Lorena.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE