Professores da UEPG apresentam modelo preditivo da covid-19 | aRede
PUBLICIDADE

Professores da UEPG apresentam modelo preditivo da covid-19

Pesquisadores publicaram estudo que apresenta previsões científicas sobre os cenários da pandemia em Ponta Grossa

Imagem ilustrativa da imagem Professores da UEPG apresentam modelo preditivo da covid-19
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Pesquisadores publicaram estudo que apresenta previsões científicas sobre os cenários da pandemia em Ponta Grossa

Um grupo de professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) publicou um artigo que apresenta um modelo preditivo de casos da covid-19 na cidade. O estudo é assinado pelos docentes Camila Martins, Ricardo Zanetti, Erildo Muller, Pollyanna Borges, Carlos Coradassi e pela aluna Eduarda Montiel. O texto na íntegra pode ser conferido clicando aqui

De acordo com os pesquisadores, os dados utilizados são informações de livre acesso cedidas pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA) consultados até o dia 3 de maio. Os pesquisadores realizaram três simulações: o melhor cenário, o cenário intermediário e o pior cenário da pandemia em Ponta Grossa.  

O modelo proposto no artigo prevê que o melhor cenário em Ponta Grossa  teria em torno de 700 a 950 casos, com pico da doença acontecendo entre 10 e 24 de julho. Já o cenário intermediário teria em torno de 2645 a 3590 casos com pico entre 28 de julho 07 a 4 de agosto - esse cenário ainda se aplica à situação vivenciada pela cidade hoje. 

O pior cenário previsto pelos pesquisadores prevê que o município tenha de 3713 a 5039 casos com pico da pandemia entre 05 e 20 de agosto. Por sua vez, o modelo não trata de simulações associadas a abertura e fechamento de comércio e outras questões associadas à economia.

Segundo os próprios pesquisadores, os dados foram analisados até 3 de maio. De lá para cá, houve mudanças não mensuradas e que podem alterar as previsões.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE