UniCesumar cria projeto de empregabilidade para alunos

Ponta Grossa

10 de agosto de 2020 12:00

Da Redação


Relacionadas

Empresa em contabilidade eleitoral traz novidades para PG

Pauliki destaca ações de inclusão no Dia de Luta das Pessoas com Deficiência

Projeto distribui mais de 15 mil mudas de árvores em PG

Mabel Canto visita vilas de PG e reforça prioridades
Construção civil lidera oferta de vagas em PG
Odontologia da UEPG elabora e-book com ações preventivas
Câmara de Ponta Grossa entra em ‘ritmo’ de eleição
Além de divulgar as vagas de emprego para os alunos, o objetivo da Instituição é oferecer conteúdo que irá agregar na experiência profissional dos alunos. Foto: Reprodução/Arquivo JM
PUBLICIDADE

Objetivo da iniciativa é criar os estudantes a oportunidades no mercado de trabalho, além de oferecer uma série de conteúdos de aprimoramento profissional

A busca pelo bom posicionamento na carreira é um objetivo comum a todos que buscam o ensino superior. Para contribuir nessa jornada, a UniCesumar criou um programa de Empregabilidade, estabelecendo conexão entre os estudantes do ensino presencial e o mercado de trabalho. O projeto é uma parceria entre a Pró-reitoria de Ensino Presencial, Pós-Graduação e UniCesumar Empresarial e foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (10), disponível no blog da UniCesumar.

Para a divulgação das oportunidades de emprego, a Instituição firmou parcerias para manter as vagas sempre atualizadas. "Fechamos parcerias com as Agências de Emprego e Estágio, além de grandes empresas das cidades onde temos campi físicos, ou seja, Maringá, Londrina, Ponta Grossa e Curitiba. Semanalmente, eles nos atualizaram das oportunidades abertas para compartilhamento com nossos alunos", explica a coordenadora da UniCesumar Empresarial, Fabiana Azevedo.

Além de divulgar as vagas de emprego para os alunos, o objetivo da Instituição é oferecer conteúdo que irá agregar na experiência profissional dos alunos. Para isso, serão preparadas lives, vídeos de capacitação, textos de apoio e reuniões remotas, garantindo a troca de experiências entre alunos e especialistas.

De acordo com a pró-reitora de Ensino Presencial da UniCesumar, Andrea Borim, o projeto tem o intuito de auxiliar o aluno não só no aprimoramento de competências técnicas, mas também no desenvolvimento de habilidades comportamentais.

"É muito importante que o profissional não só conheça da profissão que ele irá exercer, mas que também tenha criatividade, resiliência, saiba se relacionar para trabalhar em grupo, tenha raciocínio lógico e foco para solução de problemas", explica Borim. "Essas são habilidades que você não ensina na teoria, mas na prática por meio do estágio e de projetos como a atividade de estudo programado (AEP). Por isso, o projeto de Empregabilidade tem também esse foco: aproximar os alunos das empresas, abrir possibilidades no mercado de trabalho e também prepara-los com essas softskills."

Para ela, a relação é mutuamente positiva - especialmente no atual contexto de pandemia e incertezas. "Estamos passando por momentos difíceis, nos quais buscar e manter as colocações no mercado de trabalho são grandes desafios. Para nós, da UniCesumar, é o momento de trazer, cada vez mais, um alinhamento entre os nossos projetos pedagógicos e o que o mercado precisa. Isso está, inclusive, no DNA da UniCesumar, em nossos pilares", reforça.

Aprimoramento Constante

Para o diretor de Pós-Graduação da UniCesumar, Guaracy Silva, a transformação digital do mercado exige o aprimoramento constante e a busca por novas competências nos profissionais. "É preciso ouvir as empresas e organizações para identificarmos quais as competências que são valorizadas e necessárias. Como é tudo muito dinâmico, haverá a necessidade de atualização profissional permanentemente."

Dessa forma, o projeto de Empregabilidade contribui por meio de duas frentes: a conexão para com vagas de empregos e a oferta de programas de preparação. "Nossas iniciativas não possuem custos e apresentarão alto impacto para nossos alunos", diz Silva.

O Trabalho Durante a Graduação

A UniCesumar trabalha em outras frentes para garantir essa capacitação aos estudantes. Um dos projetos mais longos e bem sucedidos é o trabalho das consultorias juniores, realizado pela UniCesumar Empresarial. "As consultorias juniores são uma excelente oportunidade dos alunos adquirem experiência ainda na graduação, eles recebem todo o suporte de como agir, se comportar, além de ter acesso aos clientes, realizando projetos, experimentando e tirando dúvidas realizando as ações", descreve Fabiana Azevedo.

Segundo a professora, essas experiências são importantes, inclusive, para o ato de estruturar um currículo. "Para o currículo profissional, é um grande diferencial ter vivido esta jornada, além de que as empresas gostam de alunos que tiveram esta oportunidade, pois chegam mais prontos para o trabalho, além de mais articulados e engajados."

Informações Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Recomendados