Candidatos na eleição de 2020 têm que sair do rádio e da TV | aRede
PUBLICIDADE

Candidatos na eleição de 2020 têm que sair do rádio e da TV

Legislação prevê que a partir desta terça-feira (11), candidatos não possam mais apresentar ou comentar programas de rádio e TV

Imagem ilustrativa da imagem Candidatos na eleição de 2020 têm que sair do rádio e da TV
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Legislação prevê que a partir desta terça-feira (11), candidatos não possam mais apresentar ou comentar programas de rádio e TV

Com o adiamento da eleição de 2020 por conta da pandemia, muitas datas do calendário eleitoral também foram postergadas. Esse é o caso do afastamento de pré-candidatos do posto de apresentadores ou comentadores de programas de rádio e TV. A partir desta terça-feira (11), pré-candidatos ao cargo de prefeito(a) e vereador(a) deverão deixar esse tipo de atividade para garantirem a possibilidade de disputar o pleito em 2020.

No contexto ponta-grossense, o mais notório caso é o do vereador Ricardo Zampieri (REPUBLICANOS). No término do primeiro mandato e tentando construir uma candidatura à Prefeitura de Ponta Grossa, Zampieri deverá deixar o comando do programa matinal MZ Notícias. Com a ausência de Ricardo, o programa deverá ser comandado por outros comunicadores da emissora. 

Há ainda o caso do ex-prefeito Jocelito Canto. Ex-prefeito e ex-deputado estadual, Jocelito chegou a ensaiar uma volta à vida pública, mas o início da pandemia acabou ofuscando o retorno de Joce. Prefeito de Ponta Grossa entre os anos de 1996 e 2000, Joce hoje apresenta o programa Tribuna da Massa, transmitido regionalmente, e também teria que deixar a TV caso confirmasse a intenção de disputar o pleito - a reportagem do portal aRede tentou contato com Jocelito, mas não obteve êxito. 

Os próximos prazos previstos na Legislação Eleitoral também são fundamentais para o calendário da disputa. Entre os dias 31 de agosto a 16 de setembro, as legendas deverão realizar às convenções partidárias e à definição sobre coligações, além das definições também sobre candidaturas. Na prática, as convenções são o momento em que os partidos definem os candidatos de forma oficial.

Já o dia 26 de setembro é o prazo para registro das candidaturas. A partir do dia 26 de setembro, inicia-se o prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e representação das emissoras de rádio e TV para elaborarem plano de mídia para a veiculação do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE). O início da propaganda eleitoral também acontece a partir do dia 26 (inclusive na internet). 

Realização do primeiro e do segundo turno

Há ainda a data do dia 27 de outubro, prazo para partidos políticos, coligações e candidatos divulgarem relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral), os recursos em dinheiro e os estimáveis em dinheiro recebidos, bem como os gastos realizados. O primeiro turno da eleição acontece no dia 15 de novembro e um possível segundo turno acontecerá apenas no dia 29 de novembro. 

Prestação de contas dos candidatos

Os partidos e campanhas têm até o dia 15 de dezembro: para o encaminhamento à Justiça Eleitoral do conjunto das prestações de contas de campanha dos candidatos e dos partidos políticos, relativamente ao primeiro turno e, onde houver, ao segundo turno das eleições. Já a diplomação dos vencedores da disputa deverá acontecer até 18 de dezembro em todo país, salvo nos casos em que as eleições ainda não tiverem sido realizadas.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE