Câmara aguarda PL que prevê bolsa integral para estagiários | aRede
PUBLICIDADE

Câmara aguarda PL que prevê bolsa integral para estagiários

Anunciado no começo de julho, projeto ainda tramita internamente no Executivo. Vereadores cobram envio do texto

Imagem ilustrativa da imagem Câmara aguarda PL que prevê bolsa integral para estagiários
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Anunciado no começo de julho, projeto ainda tramita internamente no Executivo. Vereadores cobram envio do texto

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) ainda aguarda o envio do projeto de lei (PL) anunciado pela Prefeitura da cidade - a iniciativa permitiria o pagamento integral da bolsa aos estagiários da educação. Ao todo, segundo o município, 347 estagiários da Fundação Municipal de Educação (FME), comandada por Esméria Savelli, "estão em casa e recebem apenas o pagamento parcial da bolsa desde o mês de julho - as aulas foram suspensas em março". A informação de que os(as) estigiários(as) estão em casa foi amplamente criticada e questionada nas redes sociais pelos próprios estudantes que afirmaram que seguem executando as atividades, normalmente. 

Na última segunda-feira (10), o vereador Geraldo Stocco (PSB), membro da oposição, subiu à tribuna para cobrar o envio do projeto. Por sua vez, membros da base governista se comprometeram em cobrar agilidade no trâmite do texto na Prefeitura. Caso seja enviado em regime de urgência ao Legislativo, o projeto pode demorar até 30 dias para tramitar nas comissões internas e ser votado em plenário. 

A assessoria da Prefeitura confirmou que o projeto de lei está em trâmite interno para análise técnica e parecer jurídico. “Será finalizado e encaminhado o mais breve possível”, informou a assessoria. O município destacou que em decorrência da queda de receita nos últimos meses, para evitar o encerramento do contrato com os 347 estagiários da Secretaria Municipal de Educação neste momento, optou-se pelo pagamento parcial da Bolsa. 

“Em decorrência da suspensão das atividades escolares, [os estagiários] não estão cumprindo 100% de suas atividades, a administração iniciou em julho o pagamento parcial da bolsa”, informou a nota. Segundo a prefeitura, os demais estagiários que atuam em outras esferas das atividades municipais estão recebendo salário e cumprindo jornada integral.

De acordo com o entendimento do Poder Executivo, seria necessário a aprovação do Legislativo para que o pagamento dos estagiários seja feito respeitando a legislação vigente. O texto enviado pela Prefeitura terá que passar pelas comissões internas da Casa de Leis, por duas discussões no plenário e só então seguirá para a sanção do prefeito Marcelo Rangel (PSDB). 

Aulas presenciais seguem sem previsão de retorno

Em Ponta Grossa, as aulas presenciais na rede municipal estão suspensas desde o dia 20 de março. Apesar da própria secretária de Educação, Esméria Savelli, falar sobre possíveis datas de retorno, não há qualquer data oficial para o retorno das atividades na Rede Municipal. O prefeito Marcelo Rangel (PSDB) já disse, por mais de uma vez, que o retorno só deve acontecer quando houver “total segurança”. Por outro lado, o Sindicato dos Servidores Municipais (SindServ) já criticou um possível retorno das atividades presenciais ainda em 2020.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE