Debate com os prefeituráveis começa às 20h | aRede
PUBLICIDADE

Debate com os prefeituráveis começa às 20h

Evento acontece em parceria do portal aRede, Jornal da Manhã e Doc.Com. Nove pré-candidatos confirmaram presença

Evento acontece em parceria do portal aRede, Jornal da Manhã e Doc.Com. Nove pré-candidatos confirmaram presença

No dia 15 de novembro, mais de 239 mil eleitores vão às urnas para escolher prefeito(a), vice-prefeito(a) e 19 vereadores em Ponta Grossa. Nesta quinta-feira (27), o Jornal da Manhã, o portal aRede e o blog do Doc.Com realizam o primeiro debate da corrida eleitoral com nove pré-candidatos ao cargo de prefeito(a). O debate será realizado remotamente e transmitido pelas redes sociais do portal aRede. 

O primeiro bloco será formado por perguntas pré-determinadas, com tempo estimado 18 minutos, sobre os temas: Saúde, Educação, Segurança Pública, Cultura, Transporte Coletivo, Máquina Pública (servidores), Infraestrutura, Geração de empregos

e Meio Ambiente . As perguntas desse trecho do debate serão pré-determinadas e cada pré-candidato responderá ao tema definido por sorteio. 

Em um pote constarão os nomes de todos os pré-candidatos e no outro as perguntas pré-determinadas com temas de relevância para o eleitorado.O pré-candidato sorteado responderá à uma pergunta também sorteada e o tempo para resposta de cada pré-candidato será de 1min30s. 

O segundo bloco tem tempo estimado de 27 minutos e neste bloco as perguntas serão feitas entre os pré-candidatos. O primeiro a perguntar será sorteado e escolhe a quem dirigir a pergunta, por sua vez aquele que responder será o segundo a perguntar e escolherá a quem fazer a pergunta. Cada pré-candidato só poderá ser questionado uma única vez. O tempo para pergunta é de 30 segundos, o tempo para resposta é de um minuto e 30 segundos, haverá réplica de 30 segundos e tréplica de outros 30 segundos. 

O terceiro e o quarto bloco seguirão o modelo do segundo, com perguntas entre os pré-candidatos nos tempos determinados. Já o quinto e último bloco, com tempo estimado em 12 minutos, será destinado às considerações de cada postulante - cada um deles terá um minuto para falar ao fim do debate.  

Em caso de pré-candidatos que se sintam ofendidos por outro concorrente, haverá a possibilidade de se fazer um pedido de direito de resposta aos advogados Thiago Ribas Maciel e João Vitor Ribatski, do escritório João Paulo Nascimento & Associados, e que irão acompanhar o debate à convite do portal aRede. 

'A democracia é sempre construída com debate. É de extrema importância a iniciativa do Portal aRede ao proporcionar este debate de propostas dos pré-candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa. Com certeza, colaborará para que os nossos eleitores possam refletir e fazer sua escolha com total discernimento e segurança', ressalta o advogado João Vitor Ribatski.

Os pedidos de direito de resposta devem ser feitos durante o bloco em questão e o uso do tempo para defesa será dado no início do bloco subsequente. Em caso de concessão do direito de resposta, o tempo para tal será de um minuto para pré-candidato se manifestar.

Importância do debate para o futuro do município

O jornalista Eduardo Farias fará a mediação do debate. Experiente na cobertura de assuntos políticos e eleições, Eduardo lembra que o debate tem papel fundamental para informar o eleitorado. “Vivemos um momento de pandemia e distanciamento social, mas as eleições vão ocorrer em novembro e é importante que o eleitor se informe sobre os pré-candidatos que devem participar da disputa em novembro”, disse Farias. Os pré-candidatos ainda precisam confirmar as candidaturas em convenções. 

Participação

O debate deverá ter a participação dos pré-candidatos Márcio Pauliki (SD), Aliel Machado (PSB), Ricardo Zampieri (REPUBLICANOS), Keyla Sanson (PATRIOTA), Professor Gadini (PSOL), Professor Edson (PT), Felipe Passos (PSDB), Marcio Ferreira (PSL) e Doutor Magno Zanellato (PDT).

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE