PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Tatra e Estado oficializam acordo para fábrica em PG

Ponta Grossa

02 de setembro de 2020 19:52

Dhiego Tchmolo


Relacionadas

PG tem 266 novos casos e mais 8 mortes por covid

Ação dos Dias dos Namorados distribui mais de 30 prêmios

Batida entre moto e carro deixa o trânsito lento em PG

PRF recupera carreta com queixa de roubo
Princípio de incêndio mobiliza bombeiros na Vicente Machado
Associação de moradores pede melhorias em balneário em PG
Bombeiros atendem colisão entre motos no Santo Antônio
Investimento é estimado em R$ 600 milhões Foto: Reprodução/Redes sociais
PUBLICIDADE

Acordo, que será assinado às 14h30, trará multinacional que produz caminhões de guerra e defesa

O Governo do Estado do Paraná e a Tatra Trucks, montadora de caminhões da República Tcheca, irão oficializar com assinatura às 14h30 desta quinta-feira (3), a primeira fábrica da multinacional fora da Europa que estará localizada no distrito industrial de Ponta Grossa. O investimento é estimado em R$ 600 milhões e as tratativas vêm sendo realizadas desde 2019, com um atraso para fechar o acordo devido a pandemia do novo coronavírus.

A Tatra Trucks, pertencente a holding CSG Aerospace, é conhecida mundialmente pela construção do Tatra Phoenix Euro 6, que será produzido em Ponta Grossa e iniciou sua produção em território europeu em 2015. A linha de montagem se destaca pela utilização de veículos militares e de defesa, mas que também pode ser utilizado em diversos setores, como agronegócio, indústria pesada, carga de madeira e granel, mineração, entre outros.

O barracão que abrigará o barracão da multinacional está localizado na região do distrito industrial, muito próxima a concessionária DAF (MacPonta). As obras de construção civil previam, inicialmente, seis mil metros quadrados, que iniciaram no segundo semestre de 2019. A previsão é continuidade das obras no mesmo período de 2020, com a previsão de início das operações em 2021.

O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PSDB), em seu programa que mantém matinalmente no rádio da cidade, destacou a conquista e confirmou a assinatura do protocolo que traz a indústria tcheca para o município. “Seja bem-vinda esta grande indústria de caminhões, Tatra, oficialmente de Ponta Grossa”, comentou o chefe do Executivo ponta-grossense.

Rangel também citou como a cidade vem tornando-se um polo automobilístico, contando com outra montadora de veículos do mesmo porte, a DAF Caminhões. Em complemento, o prefeito ponta-grossense citou que a operação da Tatra será com a finalidade de exportar os caminhões de guerra e defesa, mas com outras incumbências, para toda a América Latina, além da utilização de unidades no próprio território nacional.

Escolha está relacionada com a DAF

A escolha da cidade também está muito relacionada com a DAF: a montadora holandesa, pertencente ao Grupo Paccar, detém 19% da Tatra. Muitas das peças utilizadas pelos caminhões e veículos da Tatra na Europa são provenientes da própria DAF, como os motores, cabines, conjuntos ópticos, entre outros itens. Além disso, uma outra fornecedora da montadora, a Brano, fabricante de autopeças vinculada à Tatra, irá se instalar na região

PUBLICIDADE

Recomendados