Curso de Jornalismo da UEPG é finalista no EXPOCOM Sul | aRede
PUBLICIDADE

Curso de Jornalismo da UEPG é finalista no EXPOCOM Sul

Evento premia produções universitárias na área da comunicação. Curso concorre em seis categorias do evento

Evento premia produções universitárias na área da comunicação. Curso concorre em seis categorias do evento
Evento premia produções universitárias na área da comunicação. Curso concorre em seis categorias do evento -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Evento premia produções universitárias na área da comunicação. Curso concorre em seis categorias do evento

O Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) é finalista em seis categorias da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação da Região Sul (EXPOCOM Sul) 2020. O evento organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação premia anualmente produções universitárias na área. O resultado do prêmio será divulgado no dia 9 de outubro em uma celebração online.

Finalista na categoria Assessoria de Imprensa, a estudante Gabriela de Barros, considera a indicação à premiação um reconhecimento para os trabalhos. “O EXPOCOM incentiva a pesquisa e motiva a produção de projetos jornalísticos de qualidade”, diz a aluna do quarto ano de Jornalismo na UEPG.  O trabalho finalista é o projeto de assessoria aplicado na 28º Semana de Comunicação e 22º Seminário de Inverno de Estudos em Comunicação, que ocorreram em 2019. 

O professor Ivan Bomfim ressalta a importância do evento para a formação dos estudantes. “Quando os alunos se mobilizam para apresentar produções realizadas no curso, isso valoriza a ação dos docentes e o projeto pedagógico do curso”. Bomfim também destaca o papel do evento em relação às dificuldades do setor educacional brasileiro. “É muito importante mostrar que nosso curso é atuante e que os estudantes têm uma produção de significativa e de qualidade”, afirma.

Além da categoria Assessoria de Imprensa, o curso de Jornalismo da UEPG também é finalista nas categorias revista-laboratorial, com a Nuntiare, e jornal-laboratório, com o Foca Livre. Na categoria TCC - projetos experimentais, a produção Relatos do Parque: Manifestações culturais no Parque Ambiental de Ponta Grossa é finalista.

As produções em áudio também são destaque. O Ponto da Notícia, radiojornal do curso, é finalista na categoria produção laboratorial em audiojornalismo e radiojornalismo. Também há indicações ao prêmio em produtos avulsos. Uma produção sobre o aumento da desigualdade no país em 2019 é finalista em reportagem em radiojornalismo.

EXPOCOM 2020

O EXPOCOM premia produções universitárias dentro das áreas do jornalismo, relações públicas, publicidade e propaganda, cinema e demais campos da comunicação. O evento acontece em duas etapas. A primeira delas premia produções dentro das regiões brasileiras. Os primeiros colocados em cada categoria concorrem na etapa nacional.

Tradicionalmente, a primeira etapa do Expocom acontece em paralelo aos Congressos Regionais de Ciências da Comunicação, promovidos pela Intercom. Em 2020, por conta da pandemia de Covid19, os congressos regionais foram cancelados e somente haverá as primeiras etapas de premiação da EXPOCOM, realizadas de forma online.

Já o Congresso Nacional da Intercom acontece remotamente entre os dias 01 e 10 de dezembro. A premiação nacional da EXPOCOM irá ocorrer de forma simultânea. Neste ano, o tema do Congresso é “Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?”. O evento discute o Relatório MacBride e as quatro décadas desde seu lançamento, mudanças no universo da comunicação e a zona cinzenta dos extremos nos quais essa área está situada. Mais informações podem ser obtidas no site do Intercom.

As informações são do Jornalismo UEPG

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE