Odontologia da UEPG elabora e-book com ações preventivas

Ponta Grossa

21 de setembro de 2020 19:40

Da Redação


Relacionadas

Colégio Professor Colares passará a ser cívico-militar

Amigos se despedem de jovem vítima de acidente em PG

Vila Velha abre vaga de estágio em Comunicação e Marketing

Incêndio criminoso atinge casa no Parque dos Pinheiros
Pride leva clientes de carro para conhecer decorado
Pauliki defende a valorização do funcionalismo público
PG será palco da viagem virtual do Teatro a Bordo
O livro é totalmente adaptado às necessidades do curso e regerá as práticas Odontológicas dos professores e acadêmicos no contexto da pandemia. Foto: Larissa Camargo
PUBLICIDADE

O livro é totalmente adaptado às necessidades do curso e regerá as práticas Odontológicas dos professores e acadêmicos no contexto da pandemia.

Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) lançaram o e-book “Boas práticas em biossegurança do curso de odontologia da UEPG para prevenção de infecção de Covid-19”. O livro é totalmente adaptado às necessidades do curso e regerá as práticas Odontológicas dos professores e acadêmicos no contexto da pandemia.

O e-book, disponível no site da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), foi organizado pelos docentes Shelon Cristina Souza Bandeca e Vanessa Migliorini Urban, com a colaboração de Ana Cláudia Rodrigues Chibinski, Denise Stadler Wambier, Eduardo Bauml Campagnoli, Fábio André dos Santos, Fábio Brasil de Oliveira, Gilson César Nobre Franco, João Carlos Gomes, Luís Antônio Esmerino e Nara Hellen Campanha Bombarda.

O curso de Odontologia da UEPG suspendeu suas atividades de práticas laboratoriais e de atendimento a pacientes devido ao risco de contaminação, intrínseco da profissão odontológica. Além dos perigos decorrentes da proximidade, os aerossóis produzidos durante os procedimentos odontológicos podem disseminar o coronavírus.

“Com o cuidado e o respeito à saúde humana com que sempre pautou suas ações, o Departamento de Odontologia reuniu seu corpo docente e selecionou novos membros para compor a Comissão de Controle de Infecção Odontológica (CCIO), especialmente designada para a renovação das normas de biossegurança, que já eram bastante rígidas, mas que não eram suficientes para conter um patógeno de grande periculosidade como é o coronavírus”, explica a professora e uma das organizadoras do livro, Shelon Bandeca.

A Comissão de Controle, presidida pela professora Shelon, é formada por mais seis docentes do curso de Odontologia: Vanessa Migliorini Urban, Denise Stadler Wambier, Eduardo Bauml Campagnoli, Fábio André dos Santos, João Carlos Gomes e Nara Hellen Campanha Bombarda e pelo docente do curso de Farmácia, da área de Microbiologia, Luís Antônio Esmerino. O e-book foi criado após reuniões virtuais que discutiram documentos e normativas nacionais que poderiam ser aplicados ao contexto do curso e das instalações da UEPG.

“A Comissão se baseou nas normativas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), pela Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO), pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), pelas normativas estabelecidas pelo Governo do Estado do Paraná, e também internacionais, como aquelas estabelecidas pela American Dental Association (ADA), Centers for Disease Control and Prevention (CDC) e também nos documentos elaborados por grupos de professores de diversas entidades internacionais, como o COVID-19 Dental Services Evidence Review (CoDER) Working Group”, afirma Shelon.

“Organizamos o e-book pensando nas medidas necessárias e importantes para a biossegurança de todos os envolvidos no atendimento odontológico, desde a saída até o retorno para casa. O nosso objetivo é garantir o aprendizado contínuo sobre o tema. O documento está em análise pela Vigilância Sanitária do município de Ponta Grossa, autoridade que também é responsável pela autorização do retorno presencial do nosso curso”, conta Shelon.

A CCIO em conjunto com o Departamento de Odontologia, o Colegiado de Odontologia e o Setor de Ciências Biológicas e da Saúde, tem buscado meios para a aquisição dos materiais e insumos necessários para as atividades práticas. De acordo com Shelon, também é importante nesse processo a colaboração da enfermeira e professora Maria Dagmar da Rocha Gaspar, do Hospital Universitário dos Campos Gerais, que colaborou com a identificação dos espaços físicos e apontou as necessidades de mudanças estruturais para uma volta segura às aulas presenciais.

O Departamento e o colegiado do curso de Odontologia parabenizam o trabalho da CCIO e reforçam a importância deste e-book diante da necessidade de posturas e abordagens diferenciadas no retorno presencial. A Direção do Setor de Ciências Biológicas (SEBISA) também ressalta a importância do material produzido pelos docentes e pontua o protagonismo do Curso de Odontologia pela condução dos seus professores durante a pandemia, trazendo um material de qualidade, que certamente auxiliará no retorno das atividades de forma segura tanto para os docentes, acadêmicos, funcionários e também para os pacientes odontológicos.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Recomendados