UEPG realiza pesquisa sobre atendimento odontológico

Ponta Grossa

22 de setembro de 2020 15:20

Da Redação


Relacionadas

“A defesa do SUS deve ser compromisso do prefeito”, diz Gadini

Elizabeth quer fortalecer a estrutura dedicada aos esportes

Saulo aposta na educação para o combate à violência

Ponta Grossa ganha novos pontos de ônibus
Vendas do comércio de PG crescem 2,27% em agosto
Mabel Canto quer valorização de artistas locais
Professores do Rio Grande do Norte visitam o Cescage
UEPG convida dentistas, técnicos e auxiliaries em saúde bucal a participar de pesquisa sobre biossegurança no atendimento odontológico diante da COVID-19. Foto: UEPG
PUBLICIDADE

Pesquisa aborda biossegurança na prática odontológica nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Nesse mês de setembro estudantes, pós-graduandos e professores do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) estão promovendo a coleta de dados de uma pesquisa multicêntrica que pretende avaliar as condições de trabalho e biossegurança dos profissionais de saúde bucal que estão atuando durante a pandemia da COVID-19. O projeto, coordenado pela UEPG, é desenvolvido em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade de Córdoba (UnC), na Argentina.

A pesquisa consiste em um formulário on-line, aplicado para profissionais da área da saúde bucal: cirurgiões dentistas, técnicos e auxiliares em saúde bucal, direcionado tanto a profissionais da rede pública quanto da rede privada. Profissionais dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são convidados a responder por e-mail enviado pelos Conselhos Regionais de Odontologia, Secretarias Estaduais de Saúde, e através das redes sociais. O mesmo formulário está sendo validado para ser aplicado na Argentina, em uma segunda etapa da pesquisa.

Segundo a pesquisadora Márcia Baldani, o objetivo dessa pesquisa é avaliar o trabalho dos profissionais de saúde bucal na região sul do Brasil. “Queremos saber se os profissionais estão conseguindo seguir as orientações do Ministério da Saúde, se têm acesso às medidas de segurança necessários e quais as dificuldades encontradas para o exercício da profissão diante da pandemia”.

O objetivo maior é que, a partir dessa pesquisa, possam ser discutidas formas de enfrentar os desafios impostos pela pandemia. Por isso é necessário que profissionais de saúde bucal participem respondendo e divulgando entre seus colegas. O formulário pode ser respondido no link https://linktr.ee/covid.odontosul  Para consultas sobre o andamento da pesquisa, novidades e resultados, o grupo de pesquisa disponibiliza informações em suas redes sociais (Instagram @covid.odontosul) e no site https://www2.uepg.br/odontocovidsul/

PUBLICIDADE

Recomendados