Ponta Grossa soma 454 candidatos a vereador em 2020

Ponta Grossa

27 de setembro de 2020 08:27

Afonso Verner


Relacionadas

Grandes obras em PG geram mais de R$ 7,3 mi em ISS

Zampieri defende gestão enxuta e atenção aos bairros

Novos produtos elevam potencial turístico de PG

Confira a agenda dos prefeituráveis de PG para este sábado
Debate com vices apresenta propostas para o futuro de PG
“Direito à água e ao saneamento deve orientar ação do prefeito”, diz Gadini
Jovem cai de brinquedo erótico em motel de PG
Cidade tem quase 240 mil eleitores Foto: Otto Drone
PUBLICIDADE

Dado representa uma diminuição de 12% no número de candidatos em comparação ao pleito de 2016

Com o final do registro das candidaturas para o pleito de 2020, Ponta Grossa somou 454 candidaturas a vereador - as candidaturas ainda aguardam o julgamento por parte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que pode validar ou invalidar os pedidos. De maneira surpreendente, o número de candidaturas registrou uma diminuição quando comparada ao pleito de 2016. 

Na eleição anterior, houveram 521 candidaturas à Câmara Municipal em Ponta Grossa. Quatro anos depois, com 19 vagas em jogo e não mais 23 cadeiras, a cidade somou 454 pedidos de candidatura, resultando em uma média de 19,3 candidatos(as) por vaga. O número de candidatos em 2020 representa uma diminuição de 12% quando comparado ao pleito anterior.

Na eleição deste ano, pela primeira vez os partidos não poderão coligar para disputar vagas na Câmara. Com isso, havia a expectativa de que o número de candidaturas explodisse - se todos os partidos reconhecidos pela Justiça Eleitoral lançassem chapas puras, com 29 candidatos, a cidade poderia somar 957 candidaturas. 

Como entre as legendas registradas, cinco delas não realizaram nem convenção na cidade, o número de candidatos poderia chegar a 854, mas ficou bem longe disso. Com os 454 registros, o número alcançou apenas 53% do teto possível. 

Diminuição em relação a 2016

Quando comparamos o número de candidatos em 2016 com o número de postulantes em 2020, nota-se uma diminuição de 12%. Há quatro anos havia 23 vagas em jogo, em 2020 só serão disputadas 19 vagas - houve uma diminuição no número de cadeiras na Câmara. 

Eleitorado x candidatos

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ponta Grossa tem 239.611 eleitores aptos a votarem. Na prática, para cada candidato(a) a vereador há 527 eleitores. 

Partidos

Registraram candidaturas à Câmara de Ponta Grossa os seguintes partidos: AVANTE, DEM, MDB, PATRIOTA, PCdoB, PDT, PROS, PRTB, PSB, PSC, PSD, PSDB, PSL, PSOL, PT, PTC, PV, REPUBLICANOS, SOLIDARIEDADE.

PUBLICIDADE

Recomendados