Projeto quer qualificar jovens para setor de TI

Ponta Grossa

29 de setembro de 2020 21:58

Da Redação


Relacionadas

Rottas promove Dia das Crianças com roleta de prêmios

Decreto libera abertura das lojas em horário normal

Elizabeth quer implantar sistema para consulta médica por app

Prefeitura de PG lidera na geração de receitas no Sul
Prefeituráveis colocam ‘formiguinhas’ nas ruas de PG
Gadini promete abrir mão do salário e reinvestir valor na cidade
Professor Edson propõe criar ‘Cinturão Verde’ em PG
Entre as entidades parceiras estão, além da Acipg, Senai, Fecomércio, Sebrae, Sindilojas, UEPG, UTFPR, Prefeitura e Governo do Paraná Foto: Arquivo JM
PUBLICIDADE

O ‘Melhor Aprendiz Tech’ é voltado para jovens com idade entre 14 e 24 anos, que estejam estudando

O projeto ‘Melhor Aprendiz Tech’, desenvolvido pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) visa qualificar os mais jovens para atuar no mercado de tecnologia e inovação (TI), e estará em funcionamento em Ponta Grossa nos próximos meses. O programa permite que empresas contratem jovens aprendizes, enquanto que os alunos desenvolvem conhecimento em um dos setores que mais cresce e contrata.

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) é uma das apoiadoras do projeto que busca por empresas parceiras para viabilizar a formação de turmas em Ponta Grossa. O Senac e as outras instituições envolvidas no desenvolvimento do programa detectaram uma demanda no mercado local, e com o ‘Melhor Aprendiz Tech’ pretendem qualificar jovens para atuarem no segmento em expansão. “Nos últimos meses o Senac, através de algumas conversas com o Governo do Estado e algumas entidades, viu essa necessidade do mercado. Hoje estima-se que existam dez mil vagas da área de tecnologia e inovação abertas no Paraná. Algumas empresas estão buscando profissionais de outros países e estados, e por que não formar essa mão de obra aqui no Paraná? A partir dessa visão de mercado o Senac, junto com alguns parceiros, desenvolveu esse programa”, comenta Jessé Gutierre, técnico de Relações com o Mercado da unidade do Senac em Ponta Grossa, que apresentou detalhes do programa para os associados da ACIPG.

O ‘Melhor Aprendiz Tech’ é voltado para jovens com idade entre 14 e 24 anos, que estejam estudando, que terão qualificação em temas como desenvolvimento de sistemas de informação, implementação de bancos de dados, desenvolvimento de aplicações web, entre outros. A carga horária é de 1000 horas, sendo que parte da carga é teórica, desenvolvida na instituição de ensino, e outra parte é de carga prática na empresa contratante do jovem aprendiz.

Os próximos passos do programa agora incluem a procura por empresas que queiram aderir ao projeto e abertura de vagas na unidade de Ponta Grossa. “Esse formato com parceiros é novo, e cada unidade busca parceiros locais para divulgar o programa e sensibilizar as empresas de abertura das vagas. Sabemos que existe a demanda, e não só de empresas de TI, mas também de outras que por ventura que tenham um departamento dessa área e que possam entrar nesse programa e desenvolver essa mão de obra, para que jovens daqui possam se desenvolver e entrar no mercado de trabalho”, comenta Gutierre. “Para as empresas os benefícios são o incentivo à geração de talentos, formando o profissional, moldando de acordo com a cultura da empresa. E o programa também vai trabalhar toda a questão técnica, de competência de formação geral e pessoal para o mercado de trabalho”, complementa.

Entre as entidades parceiras do ‘Melhor Aprendiz Tech’ estão, além da ACIPG, Senai, Fecomércio, Sebrae, Sindilojas, UEPG, UTFPR, Prefeitura de Ponta Grossa e Governo do Estado do Paraná. “Uma das atribuições da pasta de tecnologia e inovação é monitorar o ecossistema de inovação na cidade e contribuir para que ele cresça e prospere. O Senac nos procurou para esta parceria e apresentou este projeto de formação de profissionais de tecnologia e inovação, que com certeza é um gargalo que a gente tem, e é um profissional que é transversal a todas as atividades”, afirma Leonardo Puppi Bernardi, diretor de Tecnologia e Inovação da ACIPG.

Empresas interessadas em participar do programa ‘Melhor Aprendiz Tech’ podem entrar em contato com o Senac, pelo email [email protected]

 
As informações são da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Recomendados