PG mantém média histórica de candidatos à Prefeitura | aRede
PUBLICIDADE

PG mantém média histórica de candidatos à Prefeitura

Nos últimos 20 anos, 28 candidatos disputaram o comando do Palácio da Ronda. Em 2020, pela primeira vez, mulheres disputarão o cargo de prefeita

Comando do Palácio da Ronda foi disputado por 28 candidatos(as) nos últimos 20 anos
Comando do Palácio da Ronda foi disputado por 28 candidatos(as) nos últimos 20 anos -

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Nos últimos 20 anos, 28 candidatos disputaram o comando do Palácio da Ronda. Em 2020, pela primeira vez, mulheres disputarão o cargo de prefeita

Cinco grupos políticos disputarão o comando do Palácio da Ronda em 2020 - o número representa a média histórica de participações nas últimas seis eleições, entre os anos de 2000 a 2020. Além disso, neste ano, pela primeira vez na história haverão mulheres no pleito e em dose dupla: Elizabeth Schmidt (PSB) e Mabel Canto (PSC) são as duas primeiras mulheres da história a disputarem o mais alto cargo do Executivo Municipal.

Um levantamento da reportagem do portal aRede e do Jornal da Manhã mostra que nas últimas seis eleições municipais, 28 candidatos(as) disputaram o comando do Palácio da Ronda - destes apenas duas são mulheres (7% do total). Deste total de candidatos nas últimas duas décadas, apenas dois conseguiram se reeleger: Pedro Wosgrau (na época no PSDB) e Marcelo Rangel (PSDB). 

Em 2016, por exemplo, a cidade também teve cinco candidatos: Marcelo Rangel (na época filiado ao PPS), Aliel Machado (na época filiado à Rede Sustentabilidade), Professor Gadini (PSOL), Julio Küller (na época filiado ao PMB) e Leandro Soares Machado (PPL). Na eleição de 2016, a disputa foi ao segundo turno com a vitória de Marcelo Rangel sobre Aliel Machado. 

Em 2012 a eleição também registrou cinco candidatos à Prefeitura. Na época, os postulantes foram Marcelo Rangel (PPS), Péricles de Mello (PT), Marcio Pauliki (PDT), Leandro (PSOL) e Krystopher (PCB). Na oportunidade, Péricles e Marcelo foram ao segundo turno e fizeram a disputa mais acirrada da história com Rangel sendo eleito para o primeiro mandato com uma vantagem de apenas 1.682 votos. 

Já na primeira década dos anos 2000, as disputas tinham mais candidatos. Em 2008, por exemplo, o comando do Palácio da Ronda foi disputado por Pedro Wosgrau (PSDB), Sandro Alex (PPS), Jocelito Canto (PTB), Gerveson Tramontin (PT), Lauro Padilha (PV) e João Stefaniak (PSOL). Após um primeiro turno concorrido entre Sandro e Jocelito, Sandro Alex foi ao segundo turno para enfrentar Wosgrau, mas acabou derrotado pelo tucano. 

Em 2004, seis candidatos também disputaram o comando do Palácio da Ronda. Na época, o pleito contou com Pedro Wosgrau (PSDB), Péricles de Mello (PT), João Barbiero (PL), Leopoldo Cunha Neto (PPS), Doutor Setembrino (PP) e Paulo Bohaienko Sobrinho (PSC). Na época, Péricles buscava a reeleição, mas acabou sendo derrotado pelo tucano Pedro Wosgrau. 

Eleição de 2000 teve seis postulantes

A eleição de 2000 contou com seis participantes. Na época, Jocelito Canto (PSDB) buscava a reeleição e enfrentava Péricles de Mello (PT), Carlos Tavarnaro (PTB), Wagner Luiz Menezes (PPS), José Penchowski (PSC) e Rogério Iraze Marcondes Carneiro (PRN). Mantendo a tradição de dificultar a reeleição de prefeitos ponta-grossenses, o eleitorado optou por eleger Péricles de Mello.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE